“Quando os artistas gregos começaram a fazer estátuas de pedra, partiram do ponto em que os egípcios e assírios tinham parado.(...) Os egípcios tinham baseado sua arte no conhecimento. Os gregos começaram a usar os próprios olhos. Uma vez iniciada essa revolução, nada mais a sustaria. Os escultores em suas oficinas ensaiaram novas ideias e novos modos de representação da figura humana, e cada inovação era avidamente adotada por outros, que adicionavam as suas próprias descobertas. Um aprendeu como cinzelar o tronco, outro concluiu que uma estátua vai parecer muito mais viva se ambos os pés não estiverem firmemente plantados no chão. Outro ainda descobriria ser possível animar um rosto recurvando simplesmente a boca para cima, de modo a criar uma impressão de sorriso. É claro, o método egípcio era, sob muitos aspectos, mais seguro. As experiências dos artistas gregos falharam algumas vezes. O sorriso poderia resultar num esgar embaraçado, ou a postura menos rígida era passível de criar a impressão de falsidade. Mas os artistas gregos não se atemorizavam facilmente diante dessas dificuldades. Eles tinham enveredado por um caminho sem retorno.”
Fonte: GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019, pg. 74.
Sobre a escultura grega e suas relações com os egípcios, julgue as assertivas abaixo:
I. No Período Arcaico, os escultores gregos adotam todas as regras escultóricas trazidas pelos povos egípcios. Isso acontece pois ambos os povos pregavam a idolatria aos seus deuses. Logo, assim como os egípcios faziam, os gregos mantém a solidez do material que gera a escultura, bem como a ausência de grandes recortes e vazados nas figuras, e primam pela frontalidade das imagens representadas.
II. A escultura grega que se desenvolve no Período Arcaico, tem como principal característica a rigidez, mesmo nos primeiros caminhos fora do domínio da tradição egípcia. As produções escultóricas deste período específico possuem formas bastante geometrizadas: as figuras humanas deste período apresentam o peso corporal dividido de maneira simétrica e os braços geralmente são rentes ao corpo ou muito próximos ao torso.
III. O contato com os povos egípcios levou os gregos, durante o Período denominado Arcaico a não investigarem outras possibilidades estéticas na linguagem tridimensional. Isso somente aconteceria no Período Clássico da escultura grega, onde este povo rompe com as tradições e regras transmitidas pelos egípcios.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
I e III, apenas.
Alternativa 5:
II e III, apenas.
Respostas
respondido por:
1
A respeito da escultura grega, é correto apenas o que se afirma na asserção II. Portanto, a opção a ser selecionada deve ser a Alternativa 2.
Analisando asserções com base no texto
I - Incorreto. De acordo com o texto, os gregos experimentavam com as possibilidades de diferentes gestos e posturas do corpo humano, ausentes da tradição egípcia.
II - Correto. A descrição converge com as características das que podem ser observadas em esculturas de kores e kouros, citadas no texto.
III - Incorreto. Ainda que no período arcaico as esculturas apresentassem características de rigidez, a intenção da investigação estética da tridimensionalidade já era óbvia, desde o começo.
Saiba mais sobre a escultura grega em https://brainly.com.br/tarefa/33718219
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás