Longe de se tornarem mais "poderosas", as crianças são vistas tipicamente como vítimas de uma forma potente e altamente manipulativa da cultura do consumo, da qual é quase impossível escapar ou resistir. São produtos indústrias, feitos em larga escala, divulgadas pelos meios de comunicação e postos à venda em diversas lojas, sendo eleitos como os mais recomendados e os mais belos. Natali, p. M. ; costa, l. B. B. Jogos, brinquedos e brincadeiras. Maringá: unicesumar, 2022. Sobre a relação entre mídia, consumo e infância, analise as asserções abaixo: i. Ao compreender sobre a sociedade do consumo, é necessário refletir que as grandes mídias e a larga escala de produção de brinquedos possibilitam que várias culturas sejam conhecidas mundialmente. Porque ii. O diálogo cultural se faz muito relevante para compreender o mundo a partir de percepções diferentes, bem como avaliar as estratégias com outras visões, entretanto, ocorre também influência das relações de poder e posturas valorativas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Sobre o consumo durante a infância e a influência da mídia nessa relação, a alternativa correta é Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Acreditamos que as seguintes alternativas complementem a questão:
"Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas"
As crianças e a sociedade de consumo
A sociedade de consumo é uma expressão cunhada por importantes sociólogos para designar a compulsividade consumista presente na sociedade capitalista, principalmente a partir do século XX. O consumo se constitui como um prazer apenas pelo ato de consumir, e não pela mercadoria consumida. Consumir é um objetivo por si só.
Sendo assim, é necessário refletir sobre o papel da mídia na normalização e difusão dessa sociedade de consumo, e principalmente a quantidade de propagandas voltadas para crianças que, inocentemente, acabam se inserindo nessa sociabilidade consumista cada vez mais cedo.
Para saber mais sobre críticas à sociedade do consumo, visite: https://brainly.com.br/tarefa/19824827
#SPJ4