Leia um excerto retirado do artigo 58 da LDBEN (1996): Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12. 796, de 2013). BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9. 394 de 20 de dezembro de 1996. Considerando o exposto, podemos interpretar que: Alternativas Alternativa 1: É compreendida a educação especial como modalidade, pois atende um público especial, preferencialmente, na rede regular de ensino. Alternativa 2: Apenas é atendido pela modalidade de educação especial os alunos que possuem deficiências severas que comprometam a aprendizagem. Alternativa 3: Por preferencialmente, entende-se que a família pode optar por matricular a criança ou adolescente na rede de ensino regular ou especializada. Alternativa 4: Não é possível a oferta da educação especial em todas as escolas e por isso ela é ofertada de forma preferencial em algumas instituições, apenas. Alternativa 5: O público alvo da educação especial contempla apenas pessoas com deficiências intelectuais e/ou motoras, bem como com algum transtorno do espectro autista
Respostas
Acerca da alternativa que aponta a afirmativa correta quanto ao conceito de educação especial segundo o Art. 58 da LDBEN (1996), aponta-se a Alternativa 1, A educação especial é entendida como uma modalidade ofertada preferencialmente na rede regular de ensino, para docentes que possuem deficiências.
Do que se trata a educação especial?
Como é possível esboçar a partir do próprio nome, trata-se de um estilo de educação que requer necessidades especificamente instrumentalizadas, de forma que assista às necessidades do público que apresenta algum tipo de deficiência (PCDs), superdotação ou altas habilidades.
Dessa forma, a educação especial é performada de acordo com as necessidades de indivíduo. Os diferentes casos possuem suas especificidades, e tal quadro não deve ser negligenciado a fim de deliberar a equidade necessária para a educação de qualidade.
Saiba mais sobre educação especial em: brainly.com.br/tarefa/24221884
#SPJ4