O texto a seguir é uma ementa de curso, um plano de aula, da Universidade de Stanford. Plano de aula: Martin Luther King Jr. And Malcolm X: uma solução em comum? 1 Disponível em: . Acesso: 19 nov. 2018. King e Malcolm X se encontraram pela primeira e única vez após o testemunho de King para o Congresso. Os dois homens olharam um para o outro enquanto Ralph Abernathy ficava ao fundo da foto como espectador. Introdução "Há uma lamentável tendência de tornar nossos heróis em ícones e tirar deles algumas de suas práticas reais, traços que eram parte de sua biografia pessoal e política, congelá-los em um estágio do seu desenvolvimento" — Manning Marable, 1992 Anos após as mortes de Martin Luther King Jr. E Malcolm X, os dois homens seguem presentes no imaginário americano: Martin Luther King Jr. , um advogado da não violência, realizando seu discurso do "Eu tenho um sonho" nos degraus do Lincoln Memorial, e Malcolm X, o nacionalista negro, encorajando afro-americanos a lutar contra a opressão racial "por qualquer meio necessário". Eram esses dois homens realmente ideologicamente opostos? Eles compartilhavam bases comuns? Os pensamentos de um sobre o outro e sobre a libertação do afro-americano estava mudando quando foram assassinados? Seria possível os dois líderes convergirem, não fosse pelas suas mortes prematuras? Enquanto muitos estudantes são familiarizados com Martin Luther King, Jr. , o líder dos Direitos Civis, a maioria não é familiarizada com seu chamado para acabar com a Guerra do Vietnã ou seus esforços na luta pela justiça econômica (combate à desigualdade). O conhecimento dos estudantes sobre Malcolm X é ainda mais limitado; poucos, se algum, conhecem os esforços de Malcolm X para corresponder King ou sua dramática mudança nas atitudes concernentes ao racismo após sua viagem à Meca. Disponível em:
Respostas
Resposta:
Há uma tendência comum de reduzirmos diferentes aspectos da vida de figuras históricas a momentos icônicos: esse processo se deu também com Malcolm X e Luther King Jr.
Explicação:
Corrigido pelo AVA.
A diferença entre Martin Luther King e Malcom X está na postura diante da causa os negros. Martin era um pacifista e Malcom acreditava que o enfrentamento seria a solução.
Martin Luther King e Malcom X
A oposição entre a figura de Malcolm X e Martin Luther King é fora de questionamentos. Ambos são referência do movimento negro, mas considerados de forma muito diferente: Malcolm X pode ser definido como "o ódio que produzia ódio"; Martin Luther King como o "profeta da igualdade".
Martin Luther King
- Pertencia à pequena burguesia negra de Atlanta.
- Representante dos negros burgueses.
- Acreditava nas instituições americanas e em seus valores.
- O racismo era um mal moral que infectava a sociedade americana.
- Acreditava na integração entre brancos e negros e no reconhecimento dos direitos civis dos negros, conquistados sem violência .
- Processo de moralização, conscientização para resolver o “problema negro”.
- Mal moral do racismo, "curável" graças a uma profunda mudança ética.
- Preceitos morais e religiosos do cristianismo.
- Acreditava em novas táticas que não levavam em conta a benevolência do governo.
- Considerava-se “americano” antes de se ver como “negro”
- Martin Luther King reivindicou direitos civis e políticos como americano (de origem africana).
- Martin Luther King, Prêmio Nobel da Paz, em 1964.
Malcom X
- Pertencia à massa pobre, os chamados de "cats in the streets".
- Representante da massa negra pobre.
- Linguagem e léxico semelhante ao usado pelos “cats”
- Via o Sonho de King como um pesadelo americano.
- O racismo era consequência da “nova escravidão” sofrida pelos negros americanos, um instrumento ideológico que mantinha o sistema de opressão sobre a comunidade negra.
- A solução do “problema negro” viria pelo ataque e modificação radical de todo o sistema americano.
- Promovia a autodefesa e o direito à vida.
- Contexto sócio-político-econômico de exploração e "colonialismo interno".
- Política e religião não devem misturar-se.
- O racismo como elemento intimamente ligado ao sistema de exploração econômica
- Considerava-se “negro” antes de se ver como “americano”.
- A emancipação dos negros devia passar pela independência econômica dos brancos.
- Malcolm exigia o reconhecimento dos direitos humanos, independente da cidadania americana: 'integração' ou 'separação'.
Saiba mais sobre Malcom X e Martin Luther King em https://brainly.com.br/tarefa/17643356 e https://brainly.com.br/tarefa/12404291
#SPJ4