Dê-me um cigarro[. ] Diz a gramática[. ] Do professor e do aluno[. ] E do mulato sabido[. ] Mas o bom negro e o bom branco[. ] Da Nação Brasileira[. ] Dizem todos os dias[. ] Deixa disso camarada[. ] Me dá um cigarro. (ANDRADE, Oswald de. Seleção de textos. São Paulo: [TEXTO II] "Iniciar a frase com pronome átono só é lícito na conversação familiar, despreocupada, ou na língua escrita quando se deseja reproduzir a fala dos personagens (. )". (CEGALLA. Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 1980. ) Comparando a explicação dada pelos autores sobre essa regra, pode-se afirmar que ambos
*
Respostas
A respeito de colocação pronominal, ambos os autores indicam que num ambiente mais informal, no dia a dia, inicia-se frases com pronomes oblíquos, mas que isso errado de acordo com a norma padrão.
Sobre Colocação Pronominal
Segundo a norma padrão da língua, é incorreto iniciar frases com pronomes oblíquos átonos (a saber, "me", "te", "lhe", "nos" etc.), pelo que, portanto, deve-se iniciá-las sempre com ênclise ou mesóclise.
No entanto, como dizem os autores, no ambiente informal, na oralidade, o tempo todo diz-se, por exemplo, "me dê" - ou ainda, de acordo com o segundo autor, quando se deseja reproduzir falas em um texto narrativo.
Em textos dissertativos, no entanto, em que se deseja o uso correto da norma culta da língua, deve-se sempre iniciar frases com ênclise ou mesóclise.
Aprenda mais sobre colocação pronominal em: https://brainly.com.br/tarefa/5642695
#SPJ4