Adrenalina e Noradrenalina (“O hormônio da ação”)
Elas preparam o corpo para grandes esforços físicos, para luta ou fuga! São liberadas em grande quantidade em situações de medo, susto ou estresse. Estimulam o coração a bater mais rápido e forte, levando mais sangue a órgãos vitais, elevam a tensão arterial, contraem alguns músculos e relaxam outros, dilatam a pupila para aguçar a visão, aceleram a respiração para que haja maior captação de oxigênio, elevam a taxa de açúcar no sangue, diminuem a digestão para focar a energia do corpo (o que dá a sensação de “frio na barriga”).
Comportamento: Muitas vezes temos nosso comportamento completamente dominado pela adrenalina e noradrenalina em situações de tensão ou medo: a voz que não sai, tremores nas mãos ou no corpo, falta de capacidade de raciocinar ou de dizer o que queria dizer, atitudes impulsivas. O excesso de adrenalina também dificulta a tomada de decisões. [...]
As reações descritas nesse texto são causadas pela ativação conjunta dos sistemas
circulatório e sensorial.
digestório e esquelético.
muscular e respiratório.
nervoso e endócrino.
Respostas
Resposta:
Nervoso e endócrino
O sistema endócrino é responsável pela liberação de hormônios, em que ele joga na corrente sanguínea e transfere até os órgãos alvos. Já o nervoso, é o responsável por sentir as mudanças, relaxar e contrair os músculos, aumentar e diminuir a pupila e entre outros.
Sem o sistema nervoso, não daria para ativar o endócrino, pois, é ele que através dos neurotransmissores, envia dados às glândulas que liberarão os hormônios na corrente sanguínea.
As reações de "luta e fuga" descritas no texto estão relacionadas à ação conjunta dos sistemas nervoso e endócrino (letra D).
Sistemas nervoso e endócrino
O sistema nervoso consiste no conjunto de estruturas formadas principalmente por neurônios, os quais realizam sinapses entre si e mandam mensagens a distância, controlando as respostas do corpo frente aos estímulos externos percebidos.
O sistema endócrino é o responsável pela produção de moléculas conhecidas como hormônios, as quais regulam a ação dos órgãos e das glândulas. Nesse sentido, os sistemas nervoso e endócrino atuam em conjunto em diversas situações, como nas de "luta ou fuga", em que o sistema autônomo simpático é ativado, juntamente com a liberação de alguns hormônios, como o cortisol.
Outra questão sobre sistemas nervoso e endócrino:
https://brainly.com.br/tarefa/828297
#SPJ2