Ao nos referirmos à questão política e econômica da Europa dos séculos XIV e XV, lidamos com mudanças contextuais e teóricas que resultaram na implantação do capitalismo. Em consonância com E. K. Hunt e Mark Lautzenheiser, o capitalismo é: "[. ] caracterizado por quatro conjuntos de arranjos institucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientada para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico". HUNT, E. K. ; LAUTZENHEISER, M. História do Pensamento Econômico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 30. Considerando o excerto, avalie as asserções abaixo: I. Para os autores, uma sociedade não pode ser definida como capitalista apenas por produzir mercadorias e visar o lucro através de um comércio desenvolvido. PORQUE II. Para a sociedade ser definida como capitalista, também se faz necessário a venda de força de trabalho por parte significativa da população. Assinale o que for correto acerca do conceito de "capitalismo" na visão dos autores:
Respostas
O texto nos mostra que o entendimento de uma sociedade capitalista se faz presente não somente através do lucro, como também na necessidade de vender a força de trabalho. Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Como se gera o capitalismo?
O capitalismo representa, atualmente, a politica econômica predominante no globo, sobretudo por conta do advento da globalização, que intensificou ainda mais as relações de trabalho visando ao lucro.
No entanto, o texto reverbera a necessidade de que o capitalismo também exige a troca da venda da força de trabalho por uma grande parcela da população, gerando que apresentam menor escolaridade, assim como menos oportunidades no mercado de trabalho.
Mais sobre capitalismo: brainly.com.br/tarefa/27600254
#SPJ4