Janaína, a professora com larga experiência nos Anos Iniciais, ficou deslumbrada com as diferentes teorias as quais teve contato no Congresso que participou. Voltou do mesmo disposta a repensar suas práticas diárias visando os processos de desenvolvimento e aprendizagem de seus alunos. Diante disto, resolveu estudar a fundo a teoria de Wallon acerca da importância da afetividade para a integração do ser. A partir disto, questiono-lhe: de acordo com a teoria de Wallon, como você avalia a importância da afetividade para o processo de ensino e aprendizagem?
Respostas
A partir da concepção de Wallon, o conceito de afetividade é considerado um dos elementos mais importantes e cruciais para o desenvolvimento pleno e saudável dos indivíduos. Para ele, os seres humanos são sujeitos biopsicossociais.
O afeto na aprendizagem
Uma narração dificilmente é aperspectivista. Dessa forma, perante o papel de educador, não seria um posicionamento ético ou adequado uma neutralidade que desassocie as pessoas presentes na troca (da educação) de sua condição humana.
Para além disso, é possível afirmar que a criança/jovem que recebe afeto, torna-se mais inclinada a cultivá-lo. Dessa forma, ao mesmo tempo que permite-se a estar aberto a uma melhor troca de experiências e valores, facilita o desenvolvimento saudável de seu senso de identidade e personalidade.
Aprenda mais sobre Wallon em: https://brainly.com.br/tarefa/36510952
#SPJ4