Considerado um tema relativamente jovem, o empreendedorismo social vem atraindo a atenção de pesquisadores devido a sua contribuição e destaque na sociedade com a geração de impacto social positivo que esse tipo de empreendimento busca como resultado. O aumento crescente de pesquisas, publicações e conferências sobre o tema evidenciam o interesse pelo assunto. CARMONA, V. C. ; MARTENS, C. D. P. ; LEÃO, A. L. D. B. C. ; NASSIF, V. M. J. ; FREITAS, H. M. R. De. Empreendedorismo social: uma perspectiva bibliométrica na área de administração e negócios. Revista Estudios Gerenciales, v. 34, n. 149, p. 399-410, 2018. Empreendedorismo deve ser relacionado com a criação de riqueza para indivíduos e sociedade. Infelizmente, o ato de empreender é para poucos, mas não por conta da necessidade de recursos limitados e algum fator extraordinário de inteligência ou mesmo sorte, mas sim porque a decisão enquanto empreendedor(a), exigirá uma boa dose de determinação, iniciativa e compromisso com seu negócio, e não é uma missão que muitos estão dispostos a enfrentar. De acordo com as informações apresentadas no texto, a respeito do tema Canvas do Modelo de Negócios, avalie as afirmações abaixo
Respostas
Resposta:
Neste artigo são analisadas as pesquisas sobre empreendedorismo social (ES) e mapeados os eixos de estudo sobre o tema. Adotou-se o método bibliométrico, com análise de 296 artigos científicos disponíveis na base de dados Scopus, publicados entre 1988 e 2016. O estudo possibilitou verificar a evolução do tema ao longo do tempo, autorias e coautorias, além da apreciação por palavras similares. Os resultados evidenciam quatro categorias de pesquisa: estudos em ES, sociedade, educação e políticas de habitação. Na análise fatorial exploratória, foram identificados seis fatores que mapeiam os campos de estudos na área de ES. A pesquisa evidenciou a dificuldade de definir o fenômeno ES, as funções e motivações do empreendedor social, suas características e competências.
Resposta:
Alternativa 5:
II e III, apenas
Explicação:
. Os recursos principais são agrupados em quatro categorias: sócioeconômico, custos, dispensas e proposta de valor. ( Falso) . São 4 categorias , mas não as citadas.
Recursos principais: Devem ser descritos apenas os principais, que são agrupados em quatro categorias: humanos, físicos, financeiros e intelectuais, isto é, os recursos necessários para entregar a proposta de valor.
. O modelo de fonte de receita descreve como que pretendemos receber o pagamento pela entrega de valor para cada segmento do cliente.( Verdadeira).
Fontes de receitas: O modelo de receita descreve como que pretendemos receber o pagamento pela entrega de valor para cada segmento do cliente, isso pode ocorrer por meio de vendas, pelo uso, por aluguel, por assinatura, entre outras formas de capturar valor em troca da proposta de valor entregue.
. As parcerias principais reduzem custos e elevam a qualidade e a produtividade, além de reduzir riscos; na maioria das vezes, obter recursos de fornecedores, fazer alianças estratégicas, estabelecer “coopetição” e se esforçar para desenvolver negócios conjuntos pode ser vantajoso. ( Verdadeira).
Livro De Gestão e Empreendedorismo .P. 116. Unicesumar.