A necrose corresponde a um processo resultante da autólise, acometendo uma área específica decorrente da morte tecidual. Tal fenômeno está associado ainda à digestão enzimática, com extravasamento de células mortas, podendo estar associado à exacerbação da resposta imune. Com base nas características dos diferentes tipos de necrose, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A necrose de coagulação resulta do desenvolvimento de lesões irreversíveis. Normalmente ocasionadas por isquemia, decorrente da abrupta interrupção do fluxo sanguíneo.
II. A necrose de liquefação resulta do desenvolvimento de lesões isquêmicas, infecções bacterianas que potencializam a secreção e a liberação de enzimas hidrolíticas.
III. A Necrose fibrinóide pode ser ocasionada em casos de inflamação associada à liberação de enzimas do tipo lipases, especialmente nos casos de inflamação do pâncreas.
IV. A necrose caseosa resulta da presença de tecidos em putrefação e a inflamação local pode ser ocasionada pela atividade local de bactérias patogênicas no tecido necrosante.
Respostas
respondido por:
7
Sobre os tipos de necrose, apenas a definição da necrose de coagulação (afirmativa I) e necrose de liquefação (afirmativa II) estão corretas.
Vamos entender mais sobre a necrose!
Necrose
- Lesões celulares irreversíveis são aquelas nas quais as células perdem a capacidade de autorreparação, casos onde observamos a necrose. Um dos tipos de necrose é a necrose de coagulação, causada geralmente por isquemia (diminuição ou suspensão do aporte de sangue) de uma região, deixando o tecido afetado com a aparência de um coágulo. Assim, as afirmativa I é correta.
- A necrose de liquefação é observada principalmente em células do sistema nervoso e nos abscessos. A constituição do cérebro, por exemplo, tem abundância de lipídios, que não sofrem coagulação como as proteínas. O que ocorre é a dissolução. Em casos de infecções forma-se o pus, resultado da lesão celular por agentes que evocam uma reação inflamatória supurativa. Os abscessos contém muitas enzimas hidrolíticas, levando a uma dissolução enzimática do tecido morto. Portanto, a afirmativa II é verdadeira.
- Na necrose fibrinóide, o tecido lesionado é substituído por uma massa hialina e acidófila, semelhante à fibrina. Essa necrose causa as “doenças do colágeno”, como febre reumática e artrite reumatoide. Portanto, a afirmativa III é falsa.
- A necrose caseosa ocorre, por exemplo, na tuberculose. Nesse processo, as células transformam-se em uma massa amorfa, composta por proteínas e lipídeos. Microscopicamente, visualiza-se um tecido granuloso e amorfo, com perda total de detalhes celulares. Assim, a afirmativa IV é falsa.
Veja mais sobre necrose aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/24047400?referrer=searchResults
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
2
Resposta:
Explicação: Apenas I e II.
Página 96 do livro.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,,,,,,,.........,.,.,,.,.