Estudos desenvolvidos sobre fracasso escolar, demonstram que ao longo da história as instituições escolares atribuem à criança diagnósticos como “déficit linguístico” ou “carência cultural” quando se deparam com o predomínio de particularidades do dialeto de crianças oriundas das classes populares, desconsiderando a existência de diferentes práticas linguísticas. (PATTO, 1999).
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. O insucesso na alfabetização necessita de uma análise ampliada, contemplando inclusive as expectativas do sistema escolar em relação à criança e seu contexto social.
II. A configuração dos sistemas de escrita são ancoradas no contexto social e econômico, carregando traços da cultura, ou seja, não possui neutralidade.
III. Encaminhamentos pedagógicos frequentemente, e de forma equivocada, censuram a língua oral que se distancia da norma padrão.
IV. Quando chega na escola para ser alfabetizada, a criança já domina um dialeto da língua oral, “esse dialeto pode estar mais próximo ou mais distante da língua escrita convencional, que se baseia em uma norma padrão.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Respostas
As desigualdades impostas pelo sistema educacional bem como a sua fraca estrutura afetam o aprendizado dos alunos brasileiros, conduzindo muitos ao fracasso escolar. Todas as afirmações apresentam os problemas atuais e estão corretas.
Fracasso escolar - um problema
Podemos apontar motivos externos e internos para o pouco aproveitamento do aluno nas salas de aula. Isso afeta o seu desempenho escolar, resultando muitas vezes em reprovação e posteriormente em abandono escolar.
É importante ter em mente que apesar de a taxa de analfabetização ter vindo a cair em anos recentes no Brasil, ainda existem 11 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever. Ter estes dados em mente pode conscientizar o aluno para a importância da educação escolar, aumentando os seus esforços no aprendizado.
Entenda mais sobre educação aqui: https://brainly.com.br/tarefa/158157
#SPJ1