• Matéria: Português
  • Autor: yasmins2castro
  • Perguntado 3 anos atrás

hef paraibano sofistica a tradicional carne do sol



Enquanto seu bisavô vagava pelo sertão para vender carne do sol acondicionada em mala de couro, Wanderson Medeiros fez a comida popular do Nordeste chegar com requinte à mesa do paulistano.



[...] o chef de cozinha paraibano de 42 anos transformou a tradicional carne do sol em prato sofisticado servido com pirão de queijo coalho em louças de cerâmica que são verdadeiras obras de arte.



A iguaria nordestina é um dos carros-chefes do menu do pequeno e charmoso restaurante inaugurado em novembro do ano passado na badalada rua Ferreira de Araújo, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.



“A carne do sol é uma comida de resistência e subsistência. Uma maneira de se consumir proteína animal e ter a carne bovina por um período maior sem estragar”, explica Medeiros, conhecido pelo apelido de Picuí [...].



É o ingrediente que mais representa o Nordeste, diz o chef. Apesar do nome, a carne recebe apenas os primeiros raios do sol. “É mais a carne da lua, do vento, do sereno”, pontua ele, diferenciando do charque, a carne seca, desidratada.



Diz a lenda que o a carne curada no friozinho noturno do sertão ganhou esse nome por conta de diálogos entre as sertanejas e os maridos: “Zé, já pode tirar a carne do sol!”. Por isso, a grafia é do e não de sol, frisa Medeiros. [...]



Nesse texto, no trecho “... a carne seca, desidratada.”, na palavra destacada o prefixo “des-” foi usado para

apontar repetição.
indicar negação.
marcar anterioridade.
revelar quantidade.

Respostas

respondido por: Marcelacardoso90
0

O prefixo presente na palavra "desidratada" indica que a carne descrita no trecho não está hidratada. Portanto a alternativa correta é a letra B. É  a única que indica a ideia de negação.

O que é um prefixo?

Os prefixos são afixos que antecedem o radical de um vocábulo. Dessa união surgem novas palavras. Também dão novos significados a elas.

Também existem os sufixos. Eles são afixos que vêm depois do radical. Do mesmo modo que os prefixos, formam e dão novos significados às palavras.

Na língua portuguesa, há diversos prefixos derivados do grego e do latim. Alguns exemplos de prefixos são:

  • antipatia
  • hipertenso
  • posterior
  • contratempo
  • paralelo
  • epílogo

Aprenda mais sobre prefixos aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/18996

#SPJ1

Perguntas similares