Respostas
As teorias pré-socráticas
A filosofia pré socrática é marcada pela busca por uma arché do mundo, ou seja, a busca por uma estrutura fundamental que possa dar origem a todas as coisas.
Tales de Mileto
Tales pensa na água como uma estrutura fundamental (arché) onde todas as coisas possam ser. A água não possui características próprias (gosto, cheiro, cor etc.), logo, por não possuir nada próprio, pode assumir qualquer coisa em si mesma.
Exemplo: Se pingamos corante azul na água, ela fica azul, se jogo sal ela fica salgada, se colocamos ela dentro de um copo, sua forma é de copo, agora se jogamos no chão, ela não tem forma de nada.
Heráclito de Éfeso
Heráclito afirma que o devir é o que fundamenta todas as coisas. Tudo muda a todo momento. O fogo ilustra esse modo mutante, a chama que constantemente se move e da calor a todas as coisas.
A mudança ocorre porque há uma luta entre ordem e caos, luz e sombra, quente e frio, grande e pequeno. Por mais que algums qualidades pareçam ser opostas, elas habitam o mesmo ser. Somos grandes em relação a uma formiga e pequenos em relação a uma baleia. Sendo assim, as qualidade do mundo surgem da ocasião, não havendo nada que permaneça nas entidades.
Parmenides de Éleia
O que isso quer dizer?
Tudo é, foi e sempre será igual. Tudo aquilo que vivenciamos nada mais é que uma ilusão. Nada foi criado, o Ser sempre existiu e sempre existirá, o que podemos dizer contrário a ele é o não ser. Sendo assim, a teoria parmenídica trás a ideia de pensar o mundo como algo que se funda numa essência absoluta e una do mundo.
Entenda mais sobre os pré-socráticos em : https://brainly.com.br/tarefa/21325462