Respostas
Resposta:
1) Como o hormônio é produzido no corpo humano?
R: A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem como função levar a glicose da corrente sanguínea para o interior das células, onde ela é quebrada para gerar energia.
2) E como é produzido artificialmente/laboratório? R: A tecnologia do DNA recombinante foi empregada na produção de insulina artificial através da bactéria Escherichia Coli geneticamente modificada, que sintetiza tal hormônio.
Explicação:
No início da década de 1980, os avanços da engenharia genética permitiram o desenvolvimento da insulina humana sintética, produzida a partir de bactérias, especialmente a Escherichia coli.
O gene para a insulina humana foi inserido no DNA de bactérias, resultando na chamada insulina de DNA recombinante.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas e tem como função levar a glicose da corrente sanguínea para o interior das células, onde ela é quebrada para gerar energia.
Quando a produção de insulina é insuficiente ou o hormônio é mal absorvido pelo organismo, o açúcar se acumula na corrente sanguínea e, com isso, surge o diabetes, uma condição que causa inúmeras complicações a longo prazo, como neuropatias, problemas renais, cardíacos e de visão.
Graças à descoberta da insulina “sintética”, em julho de 1921, por pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, pacientes com diabetes podem ter uma vida normal hoje em dia.
Na época, a descoberta ocorreu depois que os pesquisadores injetaram um extrato pancreático em um cão diabético sem pâncreas e observaram uma queda acentuada dos níveis de açúcar no sangue.
Att: Kmilkmal