Respostas
Resposta:
Exemplos de fármacos específicos e inespecíficos?
Ao entrar em contato com o organismo, o fármaco irá promover alterações no sistema fisiológico, a fim de produzir seu efeito terapêutico. Para isto, este fármaco percorrerá determinados caminhos, conhecidos como mecanismos de ação, sendo específico para cada classe de medicamentos. Contudo, a ação farmacológica pode ser classificada em dois grandes grupos, quanto ao seu mecanismo de ação, sendo estes os mecanismos inespecíficos e os específicos.
Um clássico exemplo de fármacos estruturalmente inespecíficos são os antiácidos, que atuam aumentando o pH estomacal através da reação de neutralização, sem interagir com um receptor específico.
Os fármacos com ação específica compreendem o mecanismo mais comum, abrangendo a maioria dos fármacos empregados. Também conhecidos como estruturalmente específicos, apresentam a ação ao se ligarem a moléculas alvo específicas.
Espero ter Ajudado!!!
Sobre os exemplos de fármacos específicos e inespecíficos, podemos citar respectivamente, dipirona e antiácido.
Fármacos Específicos e Inespecíficos
Os fármacos são sintetizados a partir de estratégias desenvolvidas que visam o modo de ação da substância no organismo, com isso, os fármacos recebem algumas classificações como é o caso dos fármacos específicos e inespecíficos. Como o próprio nome diz fármacos específicos são aqueles que agem de maneira seletiva a partir da sua interação com uma biomolécula alvo; a maioria dos fármacos comercializados são específicos. Por sua vez os inespecíficos, não necessitam interagir como nenhuma molécula biológica, seu modo de ação parte apenas das suas propriedades físicos químicas, como é o caso dos antiácidos.
Para aprender mais sobre fármacos, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/23161905
#SPJ4