• Matéria: Biologia
  • Autor: pervsouza42781
  • Perguntado 3 anos atrás

A fenilcetonúria é uma doença hereditária que afeta o metabolismo de algumas proteínas. O padrão de herança da fenilcetonúria é autossômico recessivo. Dessa forma, para que uma pessoa apresente essa doença, é necessário que ambos os genitores possuam um alelo recessivo para a doença. Ambos os genitores sejam homozigotos recessivos para a doença. Pelo menos um dos genitores possua um alelo recessivo para a doença. Pelo menos um dos genitores seja homozigoto recessivo para a doença


silvabatista1903: é a A

Respostas

respondido por: anaclaraandrade6260
10

Resposta:

Explicação:

É necessário que ambos os genitores possuam pelo menos um alelo recessivo para a doença, letra c

respondido por: thaysklisan
7

Uma doença com padrão de herança autossômica recessiva, se manifesta quando os dois alelos são recessivos (ff). Portanto, para que um indivíduo obrigatoriamente manifeste a doença, ambos os genitores precisam ser homozigotos recessivos.

Padrão de herança autossômica recessiva

Uma doença ligada a um alelo recessivo irá se manifestar em indivíduos homozigotos recessivos. Dessa forma, um indivíduo obrigatoriamente manifestará a doença se ambos os pais forem homozigotos recessivos.

Mas, existem outras possibilidades de cruzamentos que possibilitam o nascimento de um indivíduo que manifeste a doença:

  • Ff x Ff - 1/4 ff (manifesta a doença);
  • Ff x ff - 2/4 ff (manifesta a doença);

Para existir a possibilidade de manifestação da doença, ambos os genitores precisam possuir pelo menos um alelo recessivo.

Veja mais sobre herança: https://brainly.com.br/tarefa/52400860

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares