Colocar o cliente no centro das decisões de marketing é transformar uma empresa em um negócio orientado para o cliente. A orientação para o cliente (também conhecida como orientação para o mercado) significa pleno entendimento dos desejos e das necessidades dos clientes, do ambiente competitivo e da natureza do mercado, empregado para formular todos os planos e ações da empresa a fim de criar clientes satisfeitos. O desafio das empresas é entender os pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores (churchill e peter, 2012), os quais recebem uma série de estímulos para o consumo e reagem das mais diversas formas. Churchill, gilbert a. ; peter, j. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. 3 ed. São paulo: saraiva, 2012. De acordo com o processo de compra organizacional, analise as afirmações a seguir. I. No mercado terceirizado encontram-se organizações que atuam prestando serviços para outras empresas, como limpeza, segurança, dentre outras. Ii. No mercado de revendedor abrange empresas intermediárias que atuam entre o produtor e o consumidor e revende produtos acabados com uma certa margem de lucro. Iii. O mercado de terceiros é composto por empresas que negociam produtos acabados que foram utilizados por outras empresas ou pessoas, mas que estão em boas condições de revenda. Iv. O mercado revendedor engloba todas as organizações que consomem produtos em suas operações diárias e são enquadradas como educacionais, comunitárias ou outras sem fins lucrativos. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: II apenas
Explicação:
Creio que apenas a 2ª afirmação esteja correta porque no material em questão, referente ao processo de compra organizacional, que é o que a pergunta cita, é exposto:
[ Mercado de produtor:
Abrange organizações que compram produtos para utilizá-los na produção de outros produtos ou usá-los em suas operações normais. Incluem compradores de matérias-primas e compradores de itens acabados ou semiacabados.
Mercado de revendedor:
Compõe-se de intermediários, como atacadistas e varejistas, que compram produtos acabados e os revendem com lucro.
Mercado de governo:
A União, os estados e os municípios, além de autarquias e órgãos ou entidades governamentais, compram bens e serviços para dar suporte às suas operações internas e fornecer produtos e serviços aos cidadãos, como estradas, educação, saúde pública e segurança.
Mercado institucional
Envolve organizações educacionais, comunitárias ou outras sem fins lucrativos, como igrejas, instituições de caridade e alguns hospitais, que consomem produtos em suas operações diárias. ]