Andressa é professora da Educação Infantil em Belém há pouco mais de 4 meses. Chegado o período de elaboração dos relatórios de desenvolvimento de seus alunos, optou por retomar os estudos acerca do desenvolvimento cognitivo, visando embasar cientificamente suas observações e análises no que se refere a este aspecto do desenvolvimento humano. Tendo em vista os pressupostos teóricos da epistemologia genética, analise as afirmativas e considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. I. Andressa retomou que a criança, no período pré-operatório, comete equívocos de lógica, pois seu pensamento ainda é intuitivo, ou seja, suas respostas baseiam-se em experiências perceptivas ou atuações de ensaio e erro, o que justifica a razão pela qual a criança discute quando é oferecido massa de modelar em formato de bastão e bolinha, apesar de terem a mesma quantidade de massa. II. Andressa rememorou que no período operatório-concreto a criança estabelece a reversibilidade completa de raciocínio e a generalização de esquemas e, por isso, consegue se depreender da base concreta para organizar o pensamento lógico. As discussões sobre quantidade de massa e volume, por exemplo, não são mais realizadas a partir da percepção visual e sim com base na quantidade fornecida. III. Andressa relembrou que o período sensório-motor é riquíssimo na aquisição de esquemas de ação, pois a criança está conhecendo o mundo e agindo sobre ele. Por isso, a exploração do ambiente é tão importante, de modo a gerar desequilíbrios cognitivos e permitir que a criança possa dominar novos modos de interagir com o ambiente e com os objetos, permitindo, assim, uma interação mais coerente com o meio. As afirmativas I, II, III são, respectivamente: Alternativas Alternativa 1: V, V, V. Alternativa 2: F, F, F. Alternativa 3: V, F, V. Alternativa 4: F, V, F. Alternativa 5: F, F, V
Respostas
Acerca da teoria epistemologia genética, é possível apontar que a Alternativa 1: V, V, V está correta.
Na teoria em questão, esta que possui como principal teórico Jean Piaget, pode-se apontar que o indivíduo passa por certas fases no decorrer do seu desenvolvimento, sendo elas:
- Sensório-motor
- Pré-operatório
- Operatório concreta
- Operatório-formal
Desse modo, as asserções I, II e III são verdadeiras.
Fase Sensório-motor
Na fase em questão, a criança adquire a coordenação motora, logo, a ela é possibilitada a interação com objetos ao seu redor. Neste momento, a percepção de mundo das crianças se dá pelas sensações.
Fase Pré-operatório
Nessa fase entram as habilidades verbal e simbólica. É desenvolvido o raciocínio intuitivo, contudo, não incluindo o racicínio lógico.
Fase Concreta
Essa fase é caracterizada pela lógica consistente, em outras palavras, a capacidade de solucionar problemas de forma concreta.
Fase Operatório-formal
Tal fase abarca a adolescência e é caracterizada pelo levantamento de hipóteses.
Aprenda mais sobre Piaget em: brainly.com.br/tarefa/23884509
#SPJ4
Resposta:
Alternativa 1:
V, V, V.