Como o cristianismo tornou-se a instituição mais poderosa da Europa na idade média e como ele contribuiu para a formação da Europa?
Respostas
O cristianismo tornou-se a instituição mais poderosa da Europa durante a Idade Média a partir da institucionalização do catolicismo como religião oficial do Império Carolíngio.
A Igreja Católica contribuiu para a formação da Europa através da intensificação de relacionamentos com as elites que viriam a formar os Estados Nacionais, além do apoio financeiro, militar e diplomático em episódios importantes como as Cruzadas e a Guerra da Reconquista da Península Ibérica.
Contextualizando a consolidação da Igreja Católica na Europa
As regiões mediterrâneas da Europa já estavam sob influência do cristianismo, uma vez que eram parte do Império Bizantino, cuja religião oficial era o cristianismo.
Foi no século VIII, no entanto, que o cristianismo expandiu-se pela Europa a partir do estreitamento de relações com o Império Carolíngio.
Este tipo de relacionamento foi fundamental para combater a expansão muçulmana na Europa. Com o apoio da Igreja Católica, as elites que reivindicavam os reinos da Península Ibérica conseguiram vencer o domínio islâmico na região, que já durava séculos. Assim, estabeleceram-se os Estados Nacionais de Portugal e Espanha, dois dos primeiros Estados Nacionais da Europa.
Saiba mais sobre a formação da Europa em https://brainly.com.br/tarefa/39144621
#SPJ4