"Os ingleses, franceses, espanhóis, portugueses e holandeses encenavam a posse de terras novas a partir dos rituais, cerimônias, crenças e conhecimentos que lhes eram familiares, com certeza, porém também foram obrigados a reescrever constantemente esse roteiro."
(MONTEIRO, 1998, p. 265) Fonte: MONTEIRO, John. Rituais de Ocupação: Revisitando as diferenças entre colonizadores. Anuário Antropológico, v. 22, n. 1, p. 259-265, 1998. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7419133. Acesso em 28 Out 2021.
Sobre as diferenças entre a colonização portuguesa e inglesa, marque a opção correta.
Opções de pergunta 1:
Os índios portugueses resistiram, como os indígenas da América inglesa, às doenças trazidas pelos brancos.
As "cerimônias de posse" dos colonizadores por si só já demonstram restritamente a diferença de colonização portuguesa e inglesa.
Os índios das colônias portuguesas e inglesas foram submetidos ao processo de mestiçagem.
Os ingleses que ocuparam faixas da América do Norte não se mostraram preocupados, desde cedo, com a demarcação da propriedade privada e com a construção de cercas.
Na América Portuguesa, os índios foram submetidos a um processo de doutrinação religiosa. Contudo, isso não aconteceu com os indígenas da América inglesa.
Respostas
respondido por:
0
O processo de colonização de cada país teve características diferentes. Entre a colonização portuguesa e inglesa destaca-se a doutrinação religiosa. Na América portuguesa, diferente da América inglesa, os índios foram submetidos a um processo de doutrinação religiosa. Sendo assim, a alternativa correta é a letra E.
O que é doutrinação religiosa?
É um processo de repassar conhecimento sobre questões religiosas. Na doutrinação o objetivo é que aquele que está sendo doutrinado não questione ou critique, e apenas aceite e siga o que está sendo explicado.
Saiba mais sobre colonização portuguesa:
https://brainly.com.br/tarefa/43188961
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás