Respostas
O texto em questão é o seguinte:
[...] A revolta húngara aconteceu logo após o XX Congresso do Partido Comunista da URSS. [...] Duas propostas do PC húngaro chamavam a atenção: a formação de um governo que representasse todas as tendências políticas do país e a retirada da Hungria do Pacto de Varsóvia. [...] Doze anos mais tarde, em 1968, acontecimentos mais ou menos semelhantes ocorreram na Tchecoslováquia.
[...] A terceira grande crise no Leste Europeu ocorreu no início dos anos 1980 e teve lugar na Polônia [...].
Essas três crises mostraram que, enquanto a URSS fosse forte, o modelo por ela imposto aos países do Leste Europeu permaneceria com poucas modificações. Mas começava a ficar claro que, se fracassos ocorressem no interior do sistema soviético, isso aceleraria o desgaste da doutrina socialista como elo unificador desses países.
OLIC, Nelson Bacic. A desintegração do Leste: URSS, Iugoslávia, Europa Oriental. São Paulo: Moderna, 1997. p. 15-18.
Após ler e interpretar o texto é possível estabelecer relação entre às três crises citadas, pois nas crises havia o crescimento de um sentimento nacionalista e de independência da União Soviética.
As Crises no Leste Europeu
Os principais conflitos no Leste Europeu ocorrem nas regiões dos Bálcãs e do Cáucaso. Como a guerra na Ucrânia, diversas crises são gerados pelo fim da União Soviética e independência de países que haviam sido anexados pela União Soviética durante seu auge político e econômico.
A independência de países como a Ucrânia e a Hungria gera crises políticas e econômicas com a Rússia até os dias atuais.
Confira mais informações sobre a União Soviética aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/373709
#SPJ4