• Matéria: Geografia
  • Autor: ysamarkiinho2713
  • Perguntado 3 anos atrás

Um homem de 48 anos apresentou fraqueza generalizada, dor nas extremidades, perda de peso e perda de concentração/interesse no trabalho rotineiro por 6 meses. Ele teve aumento da pigmentação da pele, especialmente na face por 1 ano, o que ele considerou como queimadura solar. Ele apresenta diabetes mellitus tipo 2, fazendo uso de medicação por 6 meses. Sem história de transfusão de sangue ou icterícia observada. O paciente era alcoólatra crônico desde os 25 anos. O exame físico revelou anemia, língua calva, palidez, hepatomegalia e esplenomegalia. A endoscopia mostrou varizes esofágicas grau II. Foi oferecido um diagnóstico clínico provisório de DM tipo 2 com cirrose hepática e provavelmente com hemocromatose

Respostas

respondido por: gabipquintana
6

Sobre o caso deste paciente, podemos afirmar que é um caso de hemossiderose, pois estes sintomas caracterizam uma manifestação clínica de dano causado aos tecidos pelo acúmulo de ferro no organismo. A patologia está relacionada à cirrose hepática pigmentar e dano pancreático resultando na pigmentação da pele. Sendo assim, a alternativa 3 é a correta.

Sobre a hemossiderina

Ela é caracterizada como um pigmento anormal microscópico endógeno, encontrado no nosso corpo e no de outros animais. A sua maior característica é a coloração acastanhada, sendo esta resultante da degredação de hemácias.

  • Curiosidade: O ferro é essencial para o nosso corpo, porém, é tóxico quando ingerido em grandes quantidades, entretanto, a sua carência acarreta em diversas efermidades, como a anemia. Por conta disso, muitos métodos de armazenamento de ferro foram desenvolvidos.

Espero ter ajudado! Aprenda sobre anemia em https://brainly.com.br/tarefa/4955209

#SPJ4

Perguntas similares