Em cães, latir ou não latir durante a corrida são características definidas por um par de genes alélicos. O mesmo ocorre para os caracteres orelhas eretas ou orelhas caídas. Latir enquanto corre e possuir orelhas eretas são características dominantes, enquanto não latir durante a corrida e possuir orelhas caídas são recessivas. Considere o cruzamento entre um casal de cães heterozigotos para ambos os pares de alelos. Qual a probabilidade de que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caídas?
Respostas
A partir dos devidos cruzamentos realizados, chegamos na conclusão que a probabilidade que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caídas é de 3/16 ou 18,75%.
Segunda Lei de Mendel
A segunda lei de Mendel trata sobre duas ou mais características em cruzamentos, por exemplo, cor dos olhos e cor dos cabelos. Os cruzamentos são de mais de uma característica então configura-se a segunda lei de Mendel.
Proporção fenotípica 9 : 3 : 3 : 1
Mendel descobriu em seus cruzamentos com ervilhas, que em um cruzamento entre dois indivíduos duplamente heterozigotos (AaBb), vai se formar a seguinte proporção fenotípica :
- 9
- 3
- 3
- 1
- E o que diz essa proporção fenotípica ?
Ela significa que a cada 16 descendentes :
- 9 vão possui as duas características dominantes
- 3 vão possuir uma característica dominante e outra recessiva
- 3 vão possuir uma característica dominante e outra recessiva
- 1 vai possuir as duas características recessivas
E é exatamente sobre o caso da questão, vamos ler o que ela nos diz.
Ela nos diz que em cães, latir ou não latir durante a corrida são características definidas por um par de genes alélicos. O mesmo ocorre para os caracteres orelhas eretas ou orelhas caídas. Latir enquanto corre e possuir orelhas eretas são características dominantes, enquanto não latir durante a corrida e possuir orelhas caídas são recessivas. Dito isso, nos questiona qual a probabilidade de que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuem orelhas caídas.
Vamos dizer que existem 2 genes, A e B. O gene A codifica a capacidade de latir enquanto corre, e o gene B as orelhas (caídas ou eretas).
Se latir enquanto corre é uma característica dominante, ela vai ser dada por 2 genótipos, a saber :
- Homozigoto dominante (AA)
- Heterozigoto (Aa)
Enquanto que não latir enquanto corre, será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (aa).
A mesma lógica utilizaremos para definir as orelhas, se a orelha ereta é dominante, então ela será dada por 2 genótipos, que são :
- Homozigoto dominante (BB)
- Heterozigoto (Bb)
Enquanto que a orelha caída será dado pelo genótipo homozigoto recessivo (bb).
- Vamos fazer o cruzamento entre dois duplo heterozigotos :
AB Ab aB ab
AB AABB AABb AaBB AaBb
Ab AABb AAbb AaBb Aabb
aB AaBB AaBb aaBB aaBb
ab AaBb Aabb aaBb aabb
A questão quer saber qual a probabilidade de que nasçam filhotes que latem enquanto correm e que possuam orelhas caídas. Ou seja, ela quer saber quantos cachorros vão possuir o genótipo (AAbb ou Aabb)
Para identificar onde se encontram esses genótipos, eles estão em itálico e sublinhado.
Perceba que esses genótipos totalizam 3 de 16 genótipos no total, sendo assim, a probabilidade de nascerem cachorros com essas características é de 3/16 ou 18,75% em porcentagem.
Portanto, a partir do cruzamento realizado, pode-se afirmar que a probabilidade da situação descrita ocorrer é de 3/16 ou 18,75%
Para mais exercícios de mesmo assunto, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/53452813
https://brainly.com.br/tarefa/53425293
Bons estudos e espero ter lhe ajudado a compreender a resolução dessa questão :)
Dúvidas ? coloque nos comentários.
#SPJ4