• Matéria: História
  • Autor: biancadutrasangremak
  • Perguntado 3 anos atrás

o que teria acontecido durante o segundo governo sobre a responsabilidade de Duarte ?​

Respostas

respondido por: liviasouzasantos77
1

Resposta:

Explicação:

No entanto, após 1530, o contexto começou a mudar, uma vez que o principal objetivo dos portugueses passou de “exploração” para “povoamento”. Isso porque Portugal inicialmente fazia do Brasil uma “Colônia de Exploração”, e a partir das invasões que aumentavam cada vez mais no território, a estratégia seguinte seria povoar o país, como forma de fortalecer o território, evitando assim, a perda das terras conquistadas. Esse processo ficou conhecido como “Colônia de Povoamento”, importante para construção de um mercado interno a fim de satisfazer as necessidades internas da colônia.

É evidente que Portugal, considerada a grande potência militar e econômica dos séculos XV e XVI, com destaque para a expansão marítimo-comercial, preocupou-se com as invasões e logo tomou providências, primeiramente, com a introdução do sistema de Capitanias Hereditárias (comandada pelos donatários), em 1534, cujos lotes de terras conquistadas foram divididas em 15 capitanias.

Porém, esse sistema não vigorou por diversos motivos (falta de verbas, invasões, abandono, etc.) o que incitou a criação de uma medida político-administrativa paralelo às capitanias, denominado Governo Geral, que perdurou até 1808, com a chegada da família real ao Brasil.

Embora a colônia ter tido uma gama de governadores gerais, destacam-se os três primeiros: Tomé de Souza, que governou de 1549 a 1553; Duarte da Costa, que ocupou o cargo de 1553 a 1558; e Mem de Sá, que governou durante 15 anos, de 1558 a 1572).

Perguntas similares