Elisa e Daniela fizeram juntas a graduação em enfermagem e desde os primeiros meses do curso se identificaram e ficaram muito próximas. Ao longo dos cinco anos de formação, elas foram se tornando grandes amigas, inclusive, Daniela foi madrinha de batismo do filho caçula de Elisa. Após se graduarem como enfermeiras, as duas amigas seguiram rumos diferentes na atuação profissional. Daniela se especializou em UTI e Elisa se afastou um pouco de sua área de atuação para dar mais atenção à família e filhos. Cinco anos se passaram e o hospital que Daniela trabalha contratou enfermeiros para atuarem como trainee, esse tipo de contratação, bastante comum atualmente, é um tipo de cargo, dentro da estrutura hierárquica de um hospital, criado para realizar o treinamento de um profissional para uma tarefa específica. Elisa foi contratada como enfermeira trainee para trabalhar na UTI em que Daniela atuava como enfermeira. Elisa deveria realizar a assistência direta a pacientes com quadros de bastante gravidade. Sua atuação seria supervisionada pela própria amiga. Após dois meses de trabalho, Elisa já estava bastante segura ao desempenhar suas funções e atividades a ela designadas. No plantão de domingo ela ficou responsável por 2 pacientes, um deles era K. M. S. , 86 anos, internado com diagnóstico de pneumonia e em 13º PO de correção cirúrgica de fratura de fêmur, e o outro era J. M. P. , 54 anos, internado com diagnóstico de insuficiência renal aguda após complicações de uma pielonefrite. O plantão foi muito corrido e cheio de intercorrências, e durante a administração de medicamentos, Elisa realizou a troca dos antibióticos, administrando no paciente K. M. S. Um antibiótico que era destinado ao sr. J. M. P. Sem perceber. Ao realizar o acompanhamento do monitor multiparamétrico do paciente K. M. S. , Daniela notou a embalagem de um antibiótico diferente pendurado no suporte de soro. Foi imediatamente conferir a prescrição médica e viu que não estava prescrito tal Curso: Enfermagem Professor(a): Dayane Aparecida Scaramal Disciplina: Bioética e legislação em enfermagem Unidade de Ensino: 2 Competência(s): Conhecer o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e refletir sobre os direitos e deveres do enfermeiro. Conteúdos: Código de Ética Profissional. Teleaula: 2 AULA ATIVIDADE ALUNO Enfermagem medicamento. Ao indagar Elisa sobre o ocorrido, a mesma percebeu o erro e pediu desculpas, então, as duas jogaram a embalagem no lixo e checaram na prescrição dos pacientes a administração do antibiótico que foi administrado erroneamente. Reflitam sobre a conduta adotada pelas enfermeiras: 1) Elas respeitaram o Código de Ética de enfermagem? Identifique os erros cometidos e encontre os artigos correspondentes no Código de Ética de Enfermagem. 2) Quais são as possíveis consequências para os pacientes envolvidos?
Respostas
1. Não, as enfermeiras desrespeitaram o Código de Ética de Enfermagem.
2. As prováveis consequências para os pacientes são sequelas pela administração errada do medicamento e atraso no avanço de melhoria da saúde.
O Código de Ética
Precisa ser respeitado e levado a sério justo na área da saúde em que várias vidas estão sendo colocadas em risco sem o seguimento dos código. E na primeira alternativa as enfermeiras não fizeram certo pois não reportaram o erro da medicação no prontuário e não fizeram nenhuma medida para reduzir os riscos da atitude.
Vamos ver dois exemplos exatos do que diz o código e que as enfermeiras em questão não seguiram para fixar melhor o aprendizado:
- Art. 35 - Registrar informações parciais e inverídicas sobre a assistência prestada.
- Art. 38 - Responsabilizar-se por falta cometida em suas atividades profissionais, independente de ter sido praticada individualmente ou em equipe.
Entenda mais sobre o Código de ética em enfermagem clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18288980
Espero ter ajudado e bons estudos ;)
#SPJ4