• Matéria: História
  • Autor: natanael1118
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma lei de 1703 permitiu que comerciantes de grosso trato, ou seja, atacadistas, partic passem dos cargos das Câmaras. Em Olinda, após essa data, comerciantes foram realmen te eleitos, mas os camaristas ligados aos senhores de engenho não permitiram que eles tomassem posse. Tendo por base a restrição à ocupação de cargos na Câmara e sabendo que a maioria dos comerciantes do Recife foi ela pró- Camarata pria, ou seus antepassados, portadora do "defeito mecânico", explique o motivo de eles optarem por formar uma nova Câmara em Recife

Respostas

respondido por: RayanaSE
1

Uma nova Câmara política foi eleita em Recife, o que significou efetivamente desafiar o poder político de Olinda, o principal centro político de Pernambuco na época, pois os interesses econômicos das elites recifenses eram díspares aos interesses das elites de Olinda.

Disputa entre Recife e Olinda

Em uma disputa local entre latifundiários que possuíam extensões de terra na região de Pernambuco — que incluía os territórios de Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte entre outros — e comerciantes, desenvolvendo futuramente uma guerra civil local, que foi vencida pelos moradores do Recife, tornando-se o centro econômico e político da região.

As diversas disputas entre as cidades produziram a Guerra dos Mascates.

Para mais informações sobre a Guerra dos Mascates, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/47300064

#SPJ4

Perguntas similares