Para atender à reforma do Estado, surge o modelo gerencial na perspectiva da administração pública. Trata-se de um modelo pautado na ideologia neoliberal, cujas ações centrais decorrentes dos anos 1990, reverberaram na estruturação e proposição da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sobre a influência da reforma do Estado dos anos 1990, analise as afirmativas a seguir.
Respostas
Alternativas:
I. A reforma do Estado desvaloriza o trabalho voluntário no ambiente escolar, reiterando, na BNCC, a responsabilidade central do Estado com a educação da criança.
II. A reforma de Estado, instituída por uma administração pública gerencialista, se define como uma administração centralizadora, a qual determina todas as ações curriculares apresentadas na BNCC.
III. A reforma de Estado introduziu novas lógicas de tomada de decisão que privilegiavam economia e eficiência, sendo reiteradas nas políticas educacionais pelo uso dos termos eficiência e eficácia.
É correto o que se afirma em:
Alternativa 2, lll apenas.
Em relação à influência da reforma do Estado dos anos 1990, podemos dizer que está corretas apenas a afirmativa III. Por este motivo, deve ser marcada a alternativa 2.
Análise das afirmações sobre a reforma do Estado nos anos 1990:
- I - A primeira assertiva está ERRADA, dado que a reforma estatal não desvaloriza o trabalho voluntário no ambiente escolar, muito pelo contrário.
- II - A segunda assertiva está ERRADA, visto que a reforma de Estado, caracterizando-se como uma administração pública gerencialista, não é uma administração centralizadora.
- III - A terceira assertiva está CORRETA, uma vez que novas maneiras de tomar decisões foram originadas com a reforma de Estado, e assim economia passou a estar aliada com eficiência.
Restante do enunciado:
- I. A reforma do Estado desvaloriza o trabalho voluntário no ambiente escolar, reiterando, na BNCC, a responsabilidade central do Estado com a educação da criança.
- II. A reforma de Estado, instituída por uma administração pública gerencialista, se define como uma administração centralizadora, a qual determina todas as ações curriculares apresentadas na BNCC.
- III. A reforma de Estado introduziu novas lógicas de tomada de decisão que privilegiavam economia e eficiência, sendo reiteradas nas políticas educacionais pelo uso dos termos eficiência e eficácia.
Alternativas:
- Alternativa 1: I, apenas
- Alternativa 2: III, apenas.
- Alternativa 3: I e III, apenas.
- Alternativa 4: II e III, apenas.
- Alternativa 5: I, II e III.
Veja mais sobre reforma de Estado:
https://brainly.com.br/tarefa/53700098
#SPJ5