A palavra estrutura tem sua origem no latim structura (do verbo struere que significa construir) e com o passar dos séculos, ela foi mudando seu significado para além da arquitetura. “[...] o método estruturalista, em sua concepção moderna e na medida em que promove consequências em todas as Ciências Humanas, tem sua origem nos limites da Matemática e da Linguística. [...] uma referência importante é o Curso de Linguística geral de Saussure, obra resultante das anotações de seus alunos relativas aos cursos que ele proferiu entre 1907 e 1911, e publicada em 1916”. (SALES, 2003 , pSALES, Léa Silveira. Estruturalismo - história, definições, problemas. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 20
Respostas
Como mencionado no texto auxiliar, O Curso de Linguística Geral, publicado em 1916, é uma compilação de anotações que resgatam a base inicial do estruturalismo, ou seja, alternativa 4.
ESTRUTURALISMO
Menciona-se que o estruturalismo, apesar de ser uma corrente de pensamento, também se configura como um modo ou método de análise social.
Com origem na psicologia, ele perpassou a linguística, a sociologia, a antropologia e a filosofia no século XX.
Enquanto outras formas de pensamento se congregam em elucidações de como as coisas funcionam e são isoladamente, o eixo do estruturalismo é a de que o conjunto de relações é o determinante na explicação dos alvos psicossociais.
Ou seja, estruturalismo define que a sociedade é um compilado de estruturas sociais.
Sendo assim, a sociedade é imbuída de estruturas entre classes e poder. Destarte, os homens se relacionam na história por meio do poder entre eles.
Saiba mais sobre correntes filosóficas em: https://brainly.com.br/tarefa/1799399
#SPJ9