A atenção responde a estímulos externos e cada espécie animal tem uma capacidade de atenção que inicialmente volta-se à sua sobrevivência. A memória e o aparelho sensorial estão relacionados ao aspecto perceptivo, para o homem. (. ) O homem sofre, no entanto, uma variedade muito grande de estímulos advindos do meio em que se encontra. Se não houvesse uma seleção de estímulos, haveria uma desorganização da própria conduta, sem saber como se orientar, para que lado se dirigir, em que som prestar atenção, etc. O ato de focar a atenção em um determinado estímulo e não noutro está ligado ao interesse e à seleção dos estímulos para optar pelo preponderante. Adaptado de: TANAKA, Priscila Junko. Atenção: reflexão sobre tipologias, desenvolvimento e seus estados patológicos sob o olhar psicopedagógico. Constr. Psicopedag. , São Paulo, v. 16, n. 13, p. 62-76, dez. 2008. Disponível em:
Respostas
respondido por:
0
Resposta: Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Explicação:
I. Um dos níveis de atenção é o estado de alerta, estado esse que tem relação com o ciclo de sono e vigília.
II. A atenção é a seleção de elementos que advém do enfoque do alerta e tem ligação a alguns processos mentais e neurobiológicos.
III. A atenção é o resultado de uma seleção de estímulos que o cérebro os seleciona e prioriza, resultando em um processo cognitivo.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás