Você é o(a) líder da comunidade de fé em questão e precisa discursar na reunião comunitária. Por isso, consiste em pesquisar o conceito de Profetismo no Antigo Testamento e escrever um discurso contendo a essência da Espiritualidade desse Profetismo Bíblico. Sugerimos alguns autores para sua pesquisa: CROATTO, J. Severino; GERSTENBERGER, Erhard; ALONSO SCHOKEL, Luis; SICRE DIAS, José Luis; GUNNEWEG, Antonius H. J; SCHWANTES, Milton.
Respostas
O conceito de espiritualidade à luz do cristianismo bíblico, tem sido cada vez mais recorrente nas mentes das pessoas na atualidade e tema de muitas discussões.
No cristianismo, para se encontrar o caminho da espiritualidade, fundamental para alimentar a mente e alma, é preciso conectar de fato o Cristo, homem e Igreja.
Profeta era aquele que anunciava a palavra do Senhor, denunciava às mentiras, desigualdades e injustiças. Escolhido e detentor da sabedoria, por isso muitos eram conselheiros do rei, carregando o ônus da revelação divina.
Profetismo no Antigo Testamento
O profetismo era o discurso dito pelos profetas. No Antigo Testamento então era uma figura peculiar.
No oriente, onde foi escrita a bíblia, a cultura da emoção, paixão, matéria e história eram valorizadas, por isso ao ler a bíblia nos dias de hoje, soa estranho para muitos, como um catálogo de doutrinas.
Os profetas procuravam dar orientações para a vida intima do indivíduo e para sua conduta “moral”. Afirmavam portanto que a Palavra de Deus interpelava grupos sociais.
Portanto, a atuação dos profetas bíblicos eram de contexto social, político e religioso, existindo em todas as classes sociais, algumas das quais atuam no mesmo período histórico.
Sua existência assustavam aos poderosos que mantinham uma cultura do medo, pecado e de exploração.
Alguns profetas:
- Maomé;
- Moisés;
- Abraão;
- Isaías;
- Jeremias;
- Ezequiel;
- Jesus.
Aprenda mais sobre profetismo no antigo testamento aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53275747
#SPJ1