(Universidade Iguaçu-RJ) Algumas bolsas de ar, dispositivos de segurança de automóveis, são constituídas de azida de sódio. No momento do impacto do automóvel, a temperatura na bolsa chegou a 300°C e nessa temperatura, azida de sódio é convertida em gás nitrogênio. O gás nitrogênio, na referida bolsa, difunde-se rapidamente e a enche. Assim, as pessoas presentes no carro chocam com a bolsa, evitando-lhe danos físicos. Em algumas horas, além de conter azida de sódio, contém nitrato de potássio, o qual contribui para aumentar a quantidade de gás nitrogênio nas bolsas.
Sobre as bolsas de ar, é correto afirmar:
Respostas
Sobre as bolsas de ar, é correto afirmar a alternativa E.
Essa questão tem por objetivo averiguar os conhecimentos acerca das reações químicas.
Reações Químicas
Sabemos que as reações químicas são o resultado da transformação que ocorre nas substâncias, em nível molecular, em que os átomos rearranjam-se, modificando seu estado inicial e formando novas substâncias. Basicamente, não é apenas uma mudança de estado — de sólido para líquido, de líquido para vapor —, mas um rearranjo entre átomos.
Airbag e a Formação do Nitrogênio
Fornecendo a energia de ativação necessária para a azida de sódio, inicia-se a reação de oxirredução que libera grandes quantidades de gás nitrogênio (N2).
Ou seja, o uso de nitrato de sódio não seria conveniente para o uso no airbag, devido a sua sensibilidade ao impacto mecânico e a formação de óxidos de nitrogênio, a maiores temperaturas.
Saiba mais sobre reações químicas em: https://brainly.com.br/tarefa/3468418
#SPJ9