[...] A Europa tinha vários países passando pela Revolução Industrial, que necessitavam de matérias-primas essenciais para a industrialização, tais como carvão, ferro e petróleo; produtos alimentícios, normalmente carentes na Europa; mercados consumidores para os excedentes industriais; e locais para o investimento de capitais disponíveis na Europa, principalmente na construção de estradas de ferro e exploração de minas. Em termos sociais, a colonização era uma válvula de escape para a pressão demográfica. No plano político, o motivo essencial era a preocupação dos Estados europeus em aumentar seus contingentes militares. [...]
Esse texto descreve o Neocolonialismo, no decorrer do século XIX, como
Respostas
O Neocolonialismo é corretamente especificado no texto, em função da capacidade de ter se tornado um processo econômico, à medida em que buscava-se basicamente novas fontes de matéria-prima, assim como a expansão dos mercados consumidores (Alternativa B).
Como se descreve o Neocolonialismo?
O Neocolonialismo compreende um importante processo econômico, o qual está alinhado com um momento de grande expansão econômica e industrial de países europeus, sobretudo para os territórios da Ásia e África. A ideia era justamente explorar os recursos naturais e atingir novos mercados consumidores.
Mais sobre Neocolonialismo: brainly.com.br/tarefa/1963574
#SPJ1
O texto descreve o neocolonialismo, no decorrer do século XIX, como um processo econômico. Alternativa B.
O processo econômico do neocolonialismo
O texto descreve o neocolonialismo a partir das necessidades dos países europeus em passar pela industrialização, uma situação que surgia na Inglaterra, mas que se intensificava pela Europa em geral, onde os contextos geográficos gerais e a pobreza do solo não eram capazes de suprir as matérias-primas para a produção e o abastecimento das máquinas.
O neocolonialismo visava extrair tais recursos que eram abundantes na África, onde apenas os colonizadores eram beneficiados, visto que as extrações em massa impactaram nos cenários de miserabilidade que hoje são a realidade de grande parte do continente africano, algo que contrasta com a riqueza dos reinos anteriormente vistos.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. um acordo diplomático;
- b. um processo econômico;
- c. uma estagnação cultural;
- d. uma negociação de paz.
Mais sobre o processo econômico do neocolonialismo: brainly.com.br/tarefa/1963574
#SPJ1