13. Analisando os movimentos realizados pelos seres vivos, em especial pelo ser humano, podemos iden- tificar algumas estruturas que funcionam como verdadeiras máquinas, principalmente alavancas. As ilustrações seguintes representam três alavancas no corpo humano que envolvem o esqueleto e os músculos.
a) as ilustrações representam três lavando alavanca uma de cada tipo uma inter-resistente uma interfixa e uma interpotente converse com os colegas e juntos identifique esses três tipos explicando no caderno as características que possibilitam a identificação.
b) são vários os exemplos de alavancas no corpo humano e no de outros animais como trabalho de grupo procurei em outros exemplos em livros e em sites confiáveis na internet Explique como atuam essas alavancas no corpo humano e escolha um exemplo entre os pesquisados para explicar aos demais colegas de turma numa apresentação oral se possível utilize em fotografias ilustrações e modelos construídos por vocês.
alguém me ajuda pls preciso disso para amanhã
Respostas
Resposta:Alavanca de Primeira Classe / Interfixa = No corpo humano é utilizada para manter uma postura ou equilíbrio. o eixo de rotação fica posicionado entre a força e a resistência..Ex: uma gangorra, músculos posturais, articulação atlanto-occipital. Neste exemplo o crânio é o braço de alavanca e os músculos do pescoço na parte de trás garantem a força para elevar a cabeça contra o peso da cabeça. Quando os músculos do pescoço relaxam, a cabeça pende para frente
Alavanca de segunda Classe / Inter-resistente = As alavancas de segunda classe fornecem vantagem de FORÇA (maior alavancagem), de modo que grandes pesos podem ser suportados ou movidos por uma pequena força. A força resistente está localizada entre o apoio e o ponto de aplicação da força. Ex: o movimento de ficar na ponta dos pés. Neste exemplo o eixo é formado pelas articulações metatarsofalangeanas, a resistência é o peso do corpo e a força é aplicada ao calcâneo por meio do tríceps sural via tendão de aquiles.
Alavanca de terceira Classe / Interpotente = As alavancas de terceira classe são as mais comuns no corpo humano . O braço de PESO é sempre MAIOR que o braço de FORÇA, (desvantagem mecânica). Esta disposição é projetada para proporcionar VELOCIDADE do segmento distal e para mover um peso pequeno a longa distância. Este tipo de alavanca também oferece a vantagem de uma maior velocidade de movimento. Ex: contração do bíceps braquial. Neste exemplo a articulação do cotovelo é o eixo, a resistência (peso) é representada pelos antebraços, punho e mão. A força é o bíceps quando o cotovelo é fletido. A contração do bíceps produz um movimento amplo no antebraço.
Qual é a importância das alavancas para fisioterapeutas ?
Algumas orientações de cuidados posturais são baseadas no sistema de alavancas. Sabe aquela orientação de se agachar ao levantar um peso ao invés de fletir o tronco quando é preciso levantar um peso do chão ? Então! Essa é uma aplicação prática do sistema de alavancas no corpo humano.
Explicação: