• Matéria: História
  • Autor: dfoerpoa
  • Perguntado 3 anos atrás

Pesquise e indique em que sentido a servidão coletiva caracterizou-se como a forma de trabalho mais comum entre os egípcios.

Respostas

respondido por: viniciusmarquesf
1

Resposta:

De acordo com Karl Marx, o sistema produtivo presente no Egito e na Mesopotâmia era o modo de produção asiático, em que havia uma servidão coletiva na sociedade. Desse modo, os camponeses eram "escravos da terra", estando presos à ela pelo resto de sua vida, bem como seus pais estiveram e seus filhos estarão. Isso não significa que fossem escravos, pois não eram propriedades de outros indivíduos, somente tinha uma vida sem mobilidade social. Com o decorrer dos séculos, o Egito passou a ter um pouco de mobilidade social, e aqueles que antes eram agricultores na margem do Rio Nilo puderam ter a chance de se tornar escribas, principalmente do Segundo Período Intermediário e do Novo Império Egípcio para frente.

O modo de produção asiático no Egito se caracterizava com a irrigação por meio de canais, diques e barragens do Nilo para produção de um excedente em determinado nomo (região descentralizada do império que um sacerdote possuía mais poder e cultuava um deus diferente do faraó). A economia do Egito era agrária, e o comércio ocorria de maneira fechada, ao longo do Nilo, visto que quase não havia comércio com os estrangeiros. Somente depois do Segundo Período Intermediário o Egito passa a comercializar com outras civilizações (núbia, hicsos, mesopotâmicos, persas etc).

Explicação:


dfoerpoa: votei errado mb
dfoerpoa: era pra ter sido 5
Perguntas similares