• Matéria: ENEM
  • Autor: andrezah7206
  • Perguntado 3 anos atrás

Cite duas diferenças teológicas entre o protestantismo luterano e o catolicismo romano

Respostas

respondido por: rafaeltoledosantos
0

Duas das diferenças que pode-se citar entre o protestantismo luterano e o catolicismo romano são:

  1. Na Igreja Católica Romana existem sete atos sagrados, chamados sacramentos, na Igreja Protestante existem apenas dois.
  2. Segundo o catolicismo, ao receber o sacramento da Ordem, bispos, padres e diáconos ganham legitimidade para servir a Deus para sempre. O protestantismo, por outro lado, não considera na profissão religiosa a consagração do homem. O ofício é uma função da vontade de Deus.

Sobre o catolicismo romano e o protestantismo luterano no contexto da Reforma Protestante

Na Alemanha, onde foi fundada a Igreja Reformada, católicos e protestantes conviviam em altos níveis de hostilidade até algumas décadas atrás. Agressão mútua, condenação doutrinária, conflitos e guerras que promovem a religião acompanharam essa divisão. O motivo veio em 1517, com a separação da Igreja em catolicismo e protestantismo.

A ideia original do monge Martinho Lutero de reformar a Igreja Católica, não se concretizou. Em contraste, a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517 contra o que ele acreditava ser teologicamente inapropriado na Igreja de sua época foi vista como a base da Igreja Protestante e o ponto de início da divisão em Catolicismo Confessional e Protestantismo Luterano Alemão.

Apesar das tentativas de ambos os lados para superar suas diferenças, não há perspectiva de que ambas as seitas sejam reunidas. As duas igrejas definem seu relacionamento como uma "diferença reconciliada". Muito do que Lutero queria reformar na Igreja Católica distingue e divide as duas denominações até hoje.

Saiba mais sobre a reforma protestante em:

https://brainly.com.br/tarefa/29527989

#SPJ4

Perguntas similares