Respostas
Resposta:
Cátion = apresentam carga positiva; na medida em que perdem 1 ou mais elétrons, resultam, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons
Ânion = possuem carga negativa, porque recebem 1 ou mais elétrons, resultando num maior número de elétrons em relação ao número de prótons
Resposta:
Os cátions são íons que possuem carga positiva, com o número de prótons superior ao número de elétrons, na medida em que, por um processo de ionização, perdem um ou mais elétrons.
Os ânions são íons que possuem carga negativa, porque recebem um ou mais elétrons, resultando em um maior número de elétrons que o número de prótons.
Por favor, observar a Explicação.
Explicação:
Entendemos por Cátions os Íons que possuem carga positiva, com o número de prótons superior ao número de elétrons, na medida em que, por um processo de ionização, perdem um ou mais elétrons.
A título de ilustração, na Tabela Periódica os cátions encontram-se na Família IA (Metais Alcalinos) e na Família IIA (Metais Alcalinos Terrosos).
Os cátions podem ser monovalentes positivos (carga +1), divalentes positivos (carga +2), trivalentes positivos (carga +3) ou tetravalentes positivos (carga +4).
Como exemplos de cátions, temos: Na⁺¹ (Sódio), K⁺¹ (Potássio), Mg⁺² (Magnésio), Ca⁺² (Cálcio), Al⁺³ (Alumínio) e Pb⁺⁴ (Chumbo).
...........................................................................................................................................
Por sua vez, definimos por Ânions os Íons que possuem carga negativa, porque recebem um ou mais elétrons, resultando em um maior número de elétrons que o número de prótons.
Os ânions podem ser monovalentes negativos (carga -1), divalentes negativos (carga -2), trivalentes negativos (carga -3) ou tetravalentes negativos (carga -4).
Como exemplos de ânions, temos: Cl⁻¹ (Cloro), F⁻¹ (Flúor), O⁻² (Oxigênio) e N⁻³ (Nitrogênio).