• Matéria: Português
  • Autor: ts495856
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo.

  O homem de giz

1986

  – Hoje vai cair um temporal, Eddie.   Meu pai gostava de fazer a previsão do tempo com uma voz grave e impostada, como as pessoas na TV. Ele sempre falava com uma certeza absoluta, apesar de em geral errar as previsões.   Olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante que era preciso estreitar um pouco os olhos para vê-lo.

  – Não parece que vai cair um temporal, pai
– questionei com a boca cheia de sanduíche de queijo.  

– É porque não vai cair nenhum temporal – retrucou minha mãe, entrando na cozinha súbita e silenciosamente, como uma espécie de ninja. [...] E não fale com a boca cheia, Eddie.  

– Hummm – murmurou meu pai, que sempre fazia isso quando discordava da mamãe, embora não ousasse dizer que ela estava errada. Ninguém ousava discordar da mamãe.

[...]   Nesse texto, há uma opinião no trecho:


a) “Meu pai gostava de fazer a previsão do tempo com uma voz grave...”. (2º parágrafo)

b) “Olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante...”. (3º parágrafo)

c) “... retrucou minha mãe, entrando na cozinha...”. (5º parágrafo)

d) “... murmurou meu pai, que sempre fazia isso...”. (6º parágrafo)



Respostas

respondido por: jalves26
0

A opinião está no trecho:

b) “Olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante...”. (3º parágrafo)

Fato x opinião

A opinião está presente pelo uso do adjetivo "perfeito" para caracteriza o céu e pelo uso do advérbio "tão" para intensificar o brilho da cor azul. O uso desses termos evidencia um ponto de vista do narrador, uma impressão pessoal que ele teve em relação ao azul do céu.

Considerar algo perfeito e que se apresenta em intensidade é algo subjetivo, que depende dos sentimentos e impressões de cada um. É algo que pode ser contestado.

Nas demais opções, estão indicados fatos, ou seja, acontecimentos ou verdades: é fato que o pai costuma fazer a previsão do tempo e tinha uma voz grave ao fazer isso; é fato que a mãe retrucou e que o pai murmurou.

Mais sobre fato e opinião em:

https://brainly.com.br/tarefa/47185820

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares