De acordo com a teoria de darwin, considere as afirmações a seguir. I. A espécie humana leva vantagem sobre as outras espécies, pois a medicina garante a sobrevivência de indivíduos com características desvantajosas. Ii. O homem descende diretamente do macaco, ou seja, um ancestral deu origem ao macaco, e este deu origem ao homem. Iii. Darwin, na sua teoria original, não soube explicar que as diferenças entre os indivíduos ocorrem principalmente por mutações genéticas. Iv. Todos os seres vivos, incluindo o homem, tiveram um ancestral comum. Estão corretas apenas: a i e ii. B ii e iii. C iii e iv. D i e iv. E ii e iv
Respostas
Resposta:
I - Falso. Apesar da medicina prolongar a vida dos mais desabilitados, a seleção natural continua agindo quando se leva em conta que quanto mais características vantajosas, maior a chance de repassá-las aos descendentes e garantir a continuidade da espécie.
II - Falso. Os seres humanos compartilham um ancestral em comum com os macacos, até que a espécie que daria origem aos humanos se divergiu da linhagem dos outros primatas há milhões de anos.
III - Verdadeiro. Darwin não tinha conhecimento de como as mutações aconteciam, apenas que a seleção natural contribuía para a preservação de características vantajosas. Esse trabalho ficou para Gregor Mendel, que publicou seus estudos com ervilhas em 1866 descrevendo o que viria a ser o início do estudo da genética.
IV - Verdadeiro. Atualmente, devido ao sequenciamento do DNA, acredita-se que todos os seres vivos vieram do mesmo ancestral, uma vez que todos compartilham o formato de dupla hélice e um emparelhamento específico de bases na cadeia envolvendo o arranjo dos nucleotídeos A,T,G,C. Apesar de ser possível existir vida a partir de uma estrutura diferente de DNA, é significativamente improvável e não há evidências suficientes que suportem essa teoria.
A resposta é a letra C.