E você, já parou, olhou em volta e se perguntou coisas do tipo: por que alguns insetos andam sobre a água? por que a luz de alguns interruptores brilham quando se apaga a luz? por que a água não se mistura com o óleo? como se descobre ou caracteriza um fármaco? como é possível que existam tantos compostos químicos com características diferentes? e foi assim, por meio de questionamentos sobre a estrutura da matéria, que surgiram os modelos atômicos. Os modelos atômicos são formas de tentar compreender o átomo e as partes que o compõem. A busca por teorias que explicam a estrutura da matéria teve início desde a era pré-socrática e vêm sendo aprimorada com o passar do tempo, e os conhecimentos adquiridos evoluem e permitem alcançar novas tecnologias. Com base nos modelos atômicos aprendidos, e utilizando-se do material de apoio disponibilizado na sala do café, desenvolva as seguintes questões: a) descreva o conceito dos modelos atômicos desenvolvidos pelos cientistas rutherford e bohr. B) imagine por um momento que o núcleo de um átomo carrega uma carga elétrica negativa, ao invés de positiva. Trace o caminho de uma partícula alfa à medida que ela se aproxima desse núcleo hipotético. Se os átomos tivessem núcleos negativos, partículas alfas poderiam ser lançadas de volta na direção da qual elas vieram?
Respostas
A) O modelo atômico de Rutherford-Bohr admitia que a eletrosfera do átomo era muito maior que o volume ocupado pelo núcleo, composto por prótons e nêutrons, constituindo a maior parte da massa do átomo. Contudo, com seus experimentos, Rutherford não descreveu a trajetória dos elétrons pela eletrosfera. Niels Bohr foi quem descreveu órbitas determinadas pela energia que eram percorridas pelos elétrons, contrapondo a ideia de que eles se movimentariam ao acaso.
B) Se os núcleos dos átomos tivessem cargas negativas, as partículas alfa (carga positiva) seriam atraídas para o núcleo. Por isso, as partículas alfa não poderiam ser lançadas na direção pela qual vieram.
Vamos entender mais sobre o modelo de Rutherford-Bohr!
O modelo atômico de Rutherford-Bohr
Outras inovações trazidas por esse modelo atômico eram:
- O entendimento de que, embora o movimento dos elétrons era tão veloz que eles pareciam ocupar todo o espaço ao redor do núcleo, a eletrosfera era formada em sua maior parte por espaços vazios.
- Receber ou perder energia causam mudanças na distância do elétron até o núcleo. Isto é, Bohr percebeu que quando o átomo recebe energia, o elétron "salta" para uma camada mais distante do núcleo, e quando perde, retorna.
Veja mais sobre modelos atômicos aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/52621173
#SPJ1