Nesse texto, há uma opinião no trecho: "meu pai gostava de fazer a previsão do tempo com uma voz grave. ". (2º parágrafo) "olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante. ". (3º parágrafo) ". Retrucou minha mãe, entrando na cozinha. ". (5º parágrafo) ". Murmurou meu pai, que sempre fazia isso. ". (6º parágrafo)
Respostas
"Olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante. ". (3º parágrafo) ", é o trecho do texto O homem de giz onde há uma marca de opinião. Alternativa B.
Como identificar marcas de opinião nos textos?
As marcas de opinião se relacionam diretamente com a subjetividade, ou seja, achismos, impressões pessoais que não necessariamente se confirmam a nível grupal, fazendo com que nem todos concordem com o que foi dito, já que não se trata de um fato notado ou comprovado por todos.
Trata-se de um fato a fala do personagem do texto O homem de giz acerca do céu azul, visto que é inquestionável o fato do céu ser azul, desde que ele esteja aberto durante o dia.
Porém, quando o céu é adjetivado como perfeito e brilhante, caracteriza-se como uma opinião, haja vista que nem todos concordarão com isso, alguns dirão que o céu é apenas azul sem apresentar demais características especiais.
Segue o texto em estudo:
O homem de giz
– Hoje vai cair um temporal, Eddie.
Meu pai gostava de fazer a previsão do tempo com uma voz grave e impostada, como as pessoas na TV. Ele sempre falava com uma certeza absoluta, apesar de em geral errar as previsões.
Olhei para o perfeito céu azul pela janela, um azul tão brilhante que era preciso estreitar um pouco os olhos para vê-lo.
– Não parece que vai cair um temporal, pai – questionei com a boca cheia de sanduíche de queijo.
– É porque não vai cair nenhum temporal – retrucou minha mãe, entrando na cozinha súbita e silenciosamente, como uma espécie de ninja. [...] E não fale com a boca cheia, Eddie.
– Hummm – murmurou meu pai, que sempre fazia isso quando discordava da mamãe, embora não ousasse dizer que ela estava errada. Ninguém ousava discordar da mamãe. [...]
Mais sobre a identificação das marcas de opinião nos textos: brainly.com.br/tarefa/51321933
#SPJ1