"a década de 1980 presenciou, nos países de capitalismo avançado, profundas transformações no mundo do trabalho, nas suas formas de inserção na estrutura produtiva, nas formas de representação sindical e política. Foram tão intensas as modificações, que se pode mesmo afirmar que a classe-que-vive-do-trabalho sofreu a mais aguda crise do século, que atingiu não só a sua materialidade, mas teve profundas repercussões na sua subjetividade e, no íntimo inter-relacionamento destes níveis, afetou a sua forma de ser". (antunes, ricardo. Adeus ao trabalho? ensaios sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 7ª. Edição. Cortez, campinas, 2000). Considerando o que diz o trecho acima, assinale o que for correto
Respostas
Ao levarmos em consideração quais seriam as principais caracteristicas do Fordismo bem como as informaçoes fornecidas pelo texto de apoio do enunciado, podemos afirmar que o texto trata do crescimento da acumulação flexivel. Sendo assim, a alternativa correta é a alternativa C.
O que é o Fordismo?
Na teoria econômica atual, o Fordismo se refere a uma forma de vida econômica desenvolvida em torno da produção em massa de bens de consumo, utilizando técnicas de linha de montagem. Algumas poucas grandes empresas vieram a dominar os setores-chave da economia, elas ditaram o mercado e ditaram o que seria oferecido aos consumidores.
O Fordismo também é definido como uma combinação de: produção em massa de um produto padronizado em uma linha de montagem a fim de maximizar a eficiência; aumento dos salários dos trabalhadores para que eles possam comprar o produto que estão fabricando; as filosofias ligadas à gestão do trabalho que surgem a Primeira Guerra Mundial até o início dos anos 70.
Completando a questão com as alternativas…
A. Sua expressão fenomênica é a crise do modelo de acumulação fordista-keynesiano e a consequente reestruturação do capital cujos impactos se restringem à esfera produtiva.
B. Apesar da complexificação da relação capital-trabalho, a reestruturação produtiva afetou uma pequena parcela social de trabalhadores urbanos, que rapidamente foram realocados em novos modelos de trabalho.
C. No contexto do esgotamento do padrão fordista-keynesiano emergem o toyotismo e o padrão de acumulação flexível do qual são características a divisão global do mercado e do trabalho, o desemprego estrutural, o capital volátil e a hegemonia financeira.
Aprenda mais sobre o Fordismo em: https://brainly.com.br/tarefa/52145494
#SPJ4