Na evolução, nem todas as características similares derivam de ancestral comum. É possível que uma característica de mesmas bases genética e comportamental apareçam mais de uma vez em espécies diferentes, em momentos distintos. Outro caso possível de se observar são quando duas ou mais linhagens evoluem independentemente para estado ou carácter semelhante, como é o caso das asas de insetos e das aves.
Assinale a alternativa que apresenta a definição correta para o caso das asas de insetos e aves:
Alternativas
Alternativa 1:
São estruturas funcionalmente semelhantes e originaram de um processo chamado evolução por irradiação.
Alternativa 2:
São estruturas com mesma função e origens diferentes, processo evolutivo conhecido como evolução convergente.
Alternativa 3:
As asas dos insetos e aves são estruturas funcionalmente semelhantes e originadas de um mesmo ancestral comum.
Alternativa 4:
São estruturas parecidas e com funções semelhantes, originadas por um processo evolutivo chamado de paralelismo.
Alternativa 5:
São estruturas homólogas, derivadas de ancestral comum, porém, estão presentes em grupos diferentes e apresentam funções distintas.
Respostas
respondido por:
3
Três principais teorias sobre as origens do vôo de insetos são apresentadas: as asas se desenvolveram a partir de lóbulos paranotais; extensões do terga torácico (que são modificações de brânquias abdominais móveis, como é encontrado em moscas aquáticas náuticas); ou, que eles desenvolveram a partir de protrusões ...
Voo. As penas compõem as asas das aves e ajudam o pássaro a se estabilizar durante o voo. Elas também servem como propulsoras e, cada vez que o animal bate as asas, ganha mais energia. São como as turbinas dos aviões para os voadores.
Imagino que seja a alternativa 2, pois somente ela comenta sobre o processo evolutivo q no caso seria (uma delas) a evolução convergente..
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás