• Matéria: Pedagogia
  • Autor: alaidemarianasciment
  • Perguntado 3 anos atrás

O sujeito enquanto um devir-sujeito é ao mesmo tempo um ser advindo e um ser ainda a vir. “Mesmo o corpo humano, nunca é apenas um corpo-objeto (organismo) como pensava Descartes, ou seja, uma máquina, apenas um suporte do sujeito” (CARDOSO, 1998, p. 3).

CARDOSO, C. M. Ciência e ética: alguns aspectos. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 5, n. 1, 1998. Disponível em: .

A respeito do ser no mundo e seu processo de devir humano ligado a natureza do campo ético, avalie as asserções a seguir em V (verdadeiras) e F (falsas):

( ) Em sua origem histórica os valores éticos estão ligados aos problemas da violência (de si e do outro) e a diferentes formações sociais e culturais que estabelecem um conjunto de valores como padrões de conduta.
( ) Violência é toda atitude que fere a dignidade humana de alguém seja de ordem física, psíquica ou social.
( ) A dignidade humana está relacionada a capacidade do sujeito reconhecer-se como sujeito do conhecimento e da ação.

Respostas

respondido por: elamambretti
9

A respeito do ser no mundo e seu processo de devir humano ligado a natureza do campo ético: V - V - V

Ciência e ética

Muito se questiona sobre a atitude ética frente as inovações científicas. Entretanto, é o homem quem determina sua situação no mundo e o que pode vir-a-ser, segundo suas ações, pois é o seu agir, que determina os valores éticos do seu comportamento.

Assim, sabemos que historicamente, os valores éticos tiveram origem na promessa de preservar os homens da violência da vida em sociedade, afirmando padrões e valores que preservaram a vida e a dignidade humana.

A violência se contrapõe a dignidade humana, isto é, incide diretamente na capacidade autodeterminante de agir do sujeito, ao violar física,  psíquica e socialmente e coloca-lo na situação não mais de agente, mas transformando o homem em objeto.

Bons estudos!

Aprenda mais sobre Ciência e ética em: brainly.com.br/tarefa/7458718

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares