• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Elysu
  • Perguntado 3 anos atrás

Considerando a trajetória histórica da EJA no Brasil, o ano de 1925 é um marco, pois foi quando aconteceu a Reforma João Luiz Alves (conhecida por Lei Rocha Vaz), que possibilitou a criação das escolas noturnas para os adultos. Contudo, vale destacar que o inicio do atendimento à população jovem e adulta se deu através da ação dos movimentos populares e das campanhas de alfabetização, visando à superação do analfabetismo. É somente em 1988, com a Constituição Federal do Brasil que o direito à educação passa a ser entendido como um direito de todos, posteriormente regulamentado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº. 9394/1996.

Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:



I – No decorrer do século XX, o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) organizou campanhas de alfabetização destinadas aos adolescentes e adultos não alfabetizados visando o desenvolvimento do país e a superação do analfabetismo.



II – A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN n.º 9.394/96) que a EJA é uma modalidade da Educação Básica com identidade própria e deve incluir jovens e adultos no processo educacional garantindo-lhes o direito à educação.



III - A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional direciona a EJA para aqueles não tiveram acesso aos estudos no ensino fundamental e médio na idade própria”, devendo dar oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características do educando, os seus interesses e suas condições de vida e de trabalho.



Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirmar em:

Alternativas:

a)
I, II e III.

Alternativa assinalada
b)
II e III apenas.

c)
I e II apenas.

d)
I apenas.

e)
III apenas.

Respostas

respondido por: riccipsicologia
0

Resposta: a

Explicação:

Perguntas similares