• Matéria: Saúde
  • Autor: zimmermannmateush
  • Perguntado 3 anos atrás

Situação-problema 1
FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Seberi - RS - Enfermagem (adaptada) Homem, 33 anos, traqueostomizado, em uso de respirador portátil para auxílio respiratório. É levado à Unidade de Pronto-Atendimento apresentando cianose de extremidades e perceptível dificuldade respiratória. A família informa que o aparelho está alarmando constantemente e que tentaram aspirar o familiar, mas não conseguiram. A técnica de enfermagem informa que no local só atendem crianças e orienta-os a se dirigirem ao próximo pronto-atendimento, a 2 quilômetros do local. No caminho, o homem foi a óbito. Em relação às responsabilizações legais, o ato cometido pela técnica de enfermagem, responda os questionamentos a seguir:
1) Houve negligência, imprudência ou imperícia nessa situação? Analise o caso a partir da conduta de Rafaela.
2) Penalidades podem ser aplicadas neste caso? Reflita.

Situação-problema 2
Paciente com 62 anos, internado com diagnóstico de supuração pulmonar e sequela de acidente vascular cerebral, ao receber tratamento recebendo antibioticoterapia através de acesso venoso periférico, foi submetido pelo enfermeiro da unidade a uma punção venosa com abocath em membro superior esquerdo. No dia seguinte o membro puncionado apresentava-se frio, pálido e cianótico. O paciente, ao ser avaliado pelo cirurgião vascular, foi diagnosticado com uma insuficiência arterial no braço esquerdo decorrente de grande volume infundido por via arterial e não venosa do abocath. Após um ano de tratamento o membro foi amputado pela evolução gangrenosa.Fonte: Prest, A. C.; Pazó, C. G. A responsabilidade civil dos profissionais de enfermagem frente aos erros na terapêutica medicamentosa. Revista da Faculdade de Direito – UFPR, Curitiba, v. 59, n. 2, p. 91-117, 2014. Em relação às responsabilizações legais, o ato cometido pela técnica de enfermagem, responda aos questionamentos a seguir:
1) Houve negligência, imprudência ou imperícia nessa situação? Analise o caso e reflita.


Anônimo: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,..,,,,,,,,,,..........

Respostas

respondido por: claudia091214
1

Resposta:

De fato houve ai uma negligencia, ou seja deixou de realizar um procedimento que poderia ser feito, uma simples aspiração.

As penalidades podem sem  advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e a mais grave de todas que é a cassação do direito ao exercício profissional.

Explicação:

respondido por: msthays
1

Situação problema 1

1. Observa-se uma clara situação de imprudência e negligência, visto que o local é habilitado para ações de pronto-atendimento, provavelmente haviam estruturas suficientes para a realização de procedimentos emergenciais que salvassem a vida do paciente.

2. Dentre as penalidades aplicáveis pode-se sugerir a advertência verbal seguida de multa e suspensão do exercício profissional. Sob analise de um processo mais grave, como a cassação do direito de atividade na profissão.

Situação problema 2

1. A situação apresenta imprudência principalmente, visto que o procedimento realizado foi incorreto e resultou em um grande prejuízo para o paciente. É sabido pelos profissionais da enfermagem que o acesso arterial é limitado, principalmente diante das condições apresentadas pelo paciente.

Enfermagem

O profissional da área de enfermagem tem papel extremamente importante na promoção do cuidado da população, sendo este indivíduo responsável pela maior parte dos procedimentos envolvendo o cuidado do indivíduo em estado de doença.

Para exercer um bom papel é essencial que o profissional conheça  e revise os métodos a serem realizados, visto que erros mínimos podem significar enormes prejuízos à vida do paciente.

Saiba mais sobre a enfermagem aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/6438267

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares