Neocolonialismo – História do Neocolonialismo [...] A Europa tinha vários países passando pela Revolução Industrial, que necessitavam de matérias-primas essenciais para a industrialização, tais como carvão, ferro e petróleo; produtos alimentícios, normalmente carentes na Europa; mercados consumidores para os excedentes industriais; e locais para o investimento de capitais disponíveis na Europa, principalmente na construção de estradas de ferro e exploração de minas. Em termos sociais, a colonização era uma válvula de escape para a pressão demográfica. No plano político, o motivo essencial era a preocupação dos Estados europeus em aumentar seus contingentes militares. [...] Esse texto descreve o Neocolonialismo, no decorrer do século XIX, como um acordo diplomático. um processo econômico. uma estagnação cultural. uma negociação de paz.
Respostas
Resposta:
b
Explicação passo a passo: confia
A resposta correta quanto a descrição do Neocolonialismo é processo econômico, pois existia a preocupação em aplicar os mercados consumidores e a produção industrial. O Neocolonialismo representa o processo de dominação política e econômica pelas potências europeias.
O que é o Neocolonialismo?
O Neocolonialismo, também chamado de imperialismo, foi caracterizado pela dominação política e econômica na África e na Ásia, iniciado no final do século XIXI e perdurou até o século XX.
Como a Europa tinha vários países que estavam na fase de revolução industrial, necessitavam de matéria-prima como o carvão e o petróleo, fazendo com que houvesse a colonização afro-asiática para explorar os recursos naturais e alcançar novos mercados.
Por isso um dos principais motivos do Neocolonialismo foi o processo econômico.
Conheça mais sobre o neocolonialismo: https://brainly.com.br/tarefa/19584948
#SPJ2