No panorama internacional, o serviço social brasileiro desponta com algumas particularidades, herdeiras do seu desenvolvimento histórico, cujos principais destaques ficam por conta da sua organização política da categoria em todo o território nacional; da existência de parâmetros jurídico-políticos orientadores da formação e do exercício profissional e da condição de área de pesquisa e produção de conhecimentos [. ] o principal legado do iii cbas se traduz na nova cultura profissional de horizonte progressista, forjada pela profissão na crise da ditadura de 1964, e que permitiu a elaboração de um projeto profissional comprometido com a emancipação humana; a segunda se refere ao quanto este legado se vê confrontado na conjuntura atual por uma nova fase de dominação burguesa, na qual a difusão de um conservadorismo reacionário, de caráter filo-fascista, é fundamental à implementação de uma agenda econômica ultraneoliberal no país
Respostas
O projeto profissional do serviço social no Brasil, em um momento da história esteve associado ao caráter da caridade, logo, associado a igreja católica e os diferentes núcleos. Porém, quando observamos a quebra desse conservadorismo, principalmente a partir do movimento de reconceituação da profissão, estabelecemos novos padrões de atuação. Ambas estão falsas.
Como podemos apresentar a atuação do assistente social?
O papel do assistente social deve estar de acordo com as características do mundo em que vivemos, levando em consideração fatores externos como a desigualdade e os problemas que este fato ocasiona, e, através desse entendimento ele poderá auxiliar na construção de um mundo melhor através de sua profissão.
Completando:
I - O conservadorismo, embora tenha estado presente na década de 30, início da profissão no Brasil, jamais retornou ao país.
PORQUE,
II - As práticas ligadas ao conservadorismo estão atreladas somente à atuação de Mari Richmond, na Europa.
A respeito das asserções acima, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Sobre o trabalho do assistente social:
https://brainly.com.br/tarefa/30626736
#SPJ4