A análise do DNA já faz parte do cotidiano e pode esclarecer mistérios como a autoria de crimes e a determinação da paternidade. Fios de cabelos, fragmentos de unha, sêmen podem ser utilizados para obtenção de amostras de DNA de indivíduos. Contudo, o método mais simples é a partir de uma amostra de sangue. O componente sangüíneo humano de onde se obtém material para a análise é:
Respostas
Resposta:
primeiro passo é colher amostras do sangue da mãe, do filho e do provável pai. Em seguida, o DNA é extraído dos leucócitos, as únicas células sangüíneas dotadas de material genético, e é feita uma comparação entre o material genético dos três. Apenas para relembrar, o DNA, o ácido desoxirribonucléico, é a sede das informações genéticas herdadas dos pais e transmitidas aos filhos. As informações estão dispostas ao longo do cromossomo, em posições denominadas locos. Cada loco possui dois ou mais alelos (uma das várias formas de um gene), um deles herdado da mãe e outro do pai. O exame de paternidade é realizado por meio da análise de certo número de locos e seus respectivos alelos, que são semelhantes em pessoas com vínculo sangüíneo e tendem a ser diferentes em indivíduos não aparentados.
O componente sanguíneo humano do qual se obtém amostras para a análise do DNA consiste no plasma ou nos elementos figurados.
DNA e componentes sanguíneos
O DNA consiste no material genético presente nas células de todos os organismos vivos. Assim, cada indivíduo possui um DNA com genes próprios, os quais são herdados do pai e da mãe. Por isso, é possível realizar testes de DNA para comprovar a paternidade de um determinado indivíduo.
O DNA coletado para que seja realizado o teste pode ser proveniente de qualquer tecido, desde que as células contenham núcleo com cromossomos. Assim, o sangue também pode servir de amostra, tendo em vista os glóbulos brancos e a compatibilidade entre as proteínas existentes no plasma.
Outra questão sobre DNA:
https://brainly.com.br/tarefa/11184675
#SPJ2