O pau de dois bicos um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — miserável bicho! pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — achas então que sou rato? não tenho asas e não voo como tu? rato, eu? essa é boa!… a coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. 5 dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — miserável bicho! pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — e quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — mas voas!… — voo de mentira, por fingimento… 10 — mas tem asas! — asas? que tolice! o que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? é boa… o gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da estória: o segredo de certos homens está nesta política do morcego. É vermelho? tome vermelho. É branco? viva o branco!. (lobato, monteiro. Fábulas. In obra infantil completa: edição centenário – 1882-1982. São paulo : brasiliense, 1992, p. 453) as fábulas têm sempre um sentido moralista, representando em animais um exemplo de comportamento humano. A) interprete a "moral da história", relacionando-a com o título da fábula. B) pode-se dizer que o autor concorda com essa moral da história? explique
Respostas
Na fábula de Monteiro Lobato, vemos a similaridade existente entre o comportamento humano.
A) A moral da história é apresentada pela 'política de morcego'. Assim como o morcego teve a capacidade de adaptar os seus argumentos para com os diferentes animais, podendo agradar a ambos sem prejuízo para si, muitos adotam semelhante postura. 'Pau de dois bicos' pode ser interpretado como 'jogo duplo'.
B) A fábula apresenta a realidade em que vivemos de forma irónica. Observamos o simbolismo presente como uma crítica ao comportamento humano. Pessoas que disfarçam ou dissimulam as suas intenções, a fim de serem beneficiadas ou saírem ilesas de um possível perigo.
O que é uma fábula?
Podemos definir uma fábula como uma produção textual de caráter moral.
Recorrendo a animais, interpretados para a realidade como seres humanos, pretende transmitir um ensinamento.
Através do uso de comparações e avisos a fábula pretende referir uma lição, contendo sempre a moral da história.
Entenda mais sobre características de prosa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/28437363
#SPJ4