Leia o excerto da notícia a seguir retirada do noticiário online G1, de Pernambuco, publicada em 12 de fevereiro de 2019:
Mães de crianças com deficiência denunciam recusa de matrícula em creches e escolas de Olinda
Mhatteus Sampaio, TV Globo
A dona de casa Jaqueline Vieira afirma que enfrentou dificuldade para assegurar uma vaga para o filho dela, Daniel, que tem microcefalia. [...] De acordo com ela, não foi possível fazer a matrícula, porque a creche não aceitou. Ela também alegou que tentou a vaga em outra creche, mas recebeu a segunda negativa. [...] "A diretora disse que para um deficiente não tinha vaga e mandou eu colocar o nome na lista de espera. Em janeiro de 2018, procurei de novo e ela disse que não tinha. Fui até a Secretaria de Educação e eles disseram que tinha vaga e me mandaram voltar lá. Aí fica nessa, um jogando para o outro", denunciou Jaqueline.
Considerando o exposto e os estudos da disciplina, analise as afirmativas abaixo:
I. O fato de a escola não matricular o aluno, impede que ele tenha seu direito de acesso à educação, conforme garante a Constituição Federal de 1988.
II. Essa escola não é uma instituição inclusiva, visto que não está preparada para atender crianças com deficiências, o que vai contra as políticas de Educação Especial.
III. A justificativa da escola para a não matricula de Daniel foi a falta de vaga, o que implica no acesso a escolarização de muitas crianças, com ou sem deficiência, por isso, neste caso, não podemos falar em exclusão.
IV. Vemos que apesar de terem políticas, direitos e amparo legal, no papel, ao deficiente, ainda temos, na prática, fatores que causam a exclusão no campo da educação.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás